Localizada na Avenida Paulista, a Japan House São Paulo apresenta, até o dia 01 de junho, a exposição Mottainai, que mergulha no conceito japonês de uso consciente dos recursos e combate ao desperdício. A mostra traz uma seleção de técnicas tradicionais e inovadoras aplicadas em diversas áreas, como arquitetura, design, artesanato, esportes e música, reforçando a conexão entre funcionalidade, sustentabilidade e respeito à natureza.
Entre os destaques da exposição, o projeto Tran$forma, uma iniciativa pioneira da Equipa Group, ocupa um lugar de protagonismo. Presente nas paredes, vigas e mesas da mostra, Tran$forma demonstra na prática a essência do conceito mottainai ao dar um novo propósito a resíduos de cédulas descartadas. “Essa iniciativa pioneira soluciona uma problemática global, e, com a essência da economia circular, transformamos esses resíduos de cédulas descartadas em recursos valiosos, prolongando a vida útil dos materiais e consolidando o caminho para um futuro sustentável”, conta Patricio Mariano Malvezzi, CEO da Equipa Group.
Duzentas toneladas de cédulas são descartadas todos os anos pela Casa da Moeda brasileira, por erros de impressão, corte ou outros defeitos. Por isso, usando a criatividade, o CEO decidiu dar um novo ciclo de vida a esse dinheiro. “Esse papel moeda descartado se transforma em objetos de decoração, móveis para escritório, cadeiras, etc”, complementa.
A exposição também conta com diversas outras inovações sustentáveis. O arroz, por exemplo, que é um dos pilares da cultura japonesa, é reinventado de forma surpreendente, em projetos que incluem tecidos tingidos com cascas de arroz e banquetas feitas de arroz e juta, mostrando que o até os menores resíduos podem ter um novo ciclo de vida.
Técnicas seculares como o bashōfu, que transforma fibras de bananeira em tecidos leves, e o aizomê, técnica de tingimento a partir da planta índigo, são outros destaques. O bashōfu é usado na confecção de um quimono especial, enquanto o aizomê gera uma solução de corante com a possibilidade de até 100 tonalidades de azul. Tem também o ‘Shellmet’, capacete feito de conchas marinhas e náilon 100% vegetal usado pela marca de bolsas Porter.
“Estar na Japan House como parceiro desta exposição nos proporcionou uma imersão profunda na cultura japonesa, que equilibra tradição e inovação. Mottainai reflete exatamente o que acreditamos no Tran$forma: a valorização dos materiais ao máximo, evitando o descarte precoce e criando novas possibilidades a partir do que seria resíduo”, reforça Patrício. O convite para participar da exposição partiu de uma arquiteta da Japan House, que identificou na iniciativa um alinhamento direto com o conceito mottainai
A exposição Mottainai não apenas celebra a criatividade e a engenhosidade japonesa, mas também inspira os visitantes a repensarem seus hábitos e adotarem soluções mais sustentáveis.
SERVIÇO
Data: Até 01/06/2025
Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h
Endereço: Av. Paulista, 52
Entrada: Gratuita
Obs: A exposição conta com Libras, obras táteis e audiodescrição como recursos de acessibilidade