O Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, lança nesta terça-feira (27) o Audioguia Mulheres do Futebol. Resultado da campanha de financiamento coletivo Minha Voz faz História, projeto selecionado pelo Programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural, o audioguia narrado pela cantora e compositora Leci Brandão reúne 100 anos de histórias das mulheres do futebol brasileiro, passando pela trajetória de atletas, treinadoras, árbitras, jornalistas e torcedoras.
Apoiado por 343 benfeitores, o audioguia será disponibilizado como um complemento à exposição de longa duração do Museu do Futebol, apontando os itens e trazendo histórias do futebol feminino relacionadas ao tema de cada uma das salas. Na Sala Heróis, por exemplo, são destacadas as heroínas da modalidade; os causos do Mundial feminino são contados na Sala Copas do Mundo; enquanto na Sala Exaltação, a narração traz histórias das torcedoras que ocupam as arquibancadas e lutam pelo direito de torcer.
Há também homenagens a grandes jogadoras. Na Sala Anjos Barrocos, Leci conta a trajetória de Sissi, primeira grande camisa 10 da seleção brasileira feminina, e de Cristiane, maior artilheira dos Jogos Olímpicos, enquanto no espaço dedicado a Pelé e Garrincha, as homenageadas são Marta e Formiga.
Além de complementar a visita ao Museu, o Audioguia Mulheres do Futebol também será disponibilizado em plataformas digitais como Spotify, YouTube e no https://app.museudofutebol.org.br/, para que as histórias das mulheres do futebol possam ser ouvidas e utilizadas em ações educativas em qualquer lugar do Brasil e do mundo.
O lançamento será feito durante a mesa de encerramento do seminário “Proibidas e Insurgentes – Os 80 anos da lei que vetou mulheres no esporte”, na próxima terça-feira (27), às 17h, com transmissão gratuita pelo YouTube e Facebook do Museu. O teaser já está disponível: https://bit.ly/3ejfLyj.
Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país. É uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.
A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o projeto “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: Sportv/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik, Pinheiro Neto Advogados e Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia.