A criatividade dos brasileiros está em todo lugar: esporte, cultura e festas. Na gastronomia não poderia ser diferente. Em muitas regiões, receitas e alimentos, do mesmo tipo, são conhecidos por nomes diversos. Há também os pratos que recebem denominações inusitadas e engraçadas. Pensando nisso, o DeliRec, rede social para os apaixonados por gastronomia, fez um levantamento das receitas com nomes curiosos e que fazem sucesso entre os usuários da plataforma.
“O DeliRec possui cerca de 45 mil receitas criadas por mais de 6 mil cooks. No aplicativo, as pessoas podem encontrar os mais variados pratos, inclusive com os nomes mais diversos e inusitados. Na plataforma, os criadores de conteúdo são livres para nomear as suas criações. O que ajuda os outros usuários a acharem o que procuram no DeliRec. A ‘cueca virada’ é um modelo disso, pois também leva o nome de cavaquinho, ceroula virada ou orelha de gato, por exemplo”, comenta Claudio Gandelman, CEO e fundador do DeliRec.
Veja abaixo alguns pratos com nomes inusitados e que fazem sucesso no Brasil.
1. Caldo de quenga
Receita de Caldo de quenga postada por @deyaalvesoficial no DeliRec
A receita foi criada em Salinas, Minas Gerais. O nome quenga foi dado por causa do ingrediente principal do prato: frango/galinhas. Veja abaixo a lista de ingredientes e o modo de preparo.
Ingredientes:
1 peito de frango desfiado
1kg de mandioca cozida
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho
Sal, temperos, salsinha, cebolinha e caldo de galinha a gosto
Modo de preparo:
Inicie cozinhando o frango, reservando a água e desfiando. Coloque a mandioca na panela de pressão e cubra com água, tampe a panela e leve ao fogo médio. Após pegar pressão, marque 35 minutos e desligue o fogo. Depois de toda pressão sair, transfira a mandioca cozida para o liquidificador e adicione a água do cozimento do frango, bata até formar um caldo cremoso (ou se tiver bem cozida pode amassar com garfo deixando uns pedaços), reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola, acrescente o frango desfiado e o tablete de caldo de galinha, deixe fritar bem e em seguida despeje a mandioca batida. Deixei cozinhar por 5 minutos em fogo baixo. Para finalizar, acerte o sal, adicione a salsinha e a cebolinha e sirva em seguida.
2. Mané pelado
O bolo leva esse nome em homenagem a um agricultor de Minas Gerais que gostava de colher mandioca sem roupas. O legume é o item principal dessa receita que também leva queijo e coco ralado. Confira a receita completa.
Ingredientes:
1 kg de mandioca crua ralada
2 xícaras de açúcar
100 g de coco ralado
2 xícaras de queijo curado ralado
400 g de creme de leite
4 ovos
4 colheres de sopa de manteiga
400 ml de leite
1 colher de sopa de fermento químico
Modo de preparo:
No liquidificador, bata os ovos, o leite e a manteiga. Em um recipiente coloque os outros ingredientes e despeje a mistura. Mexa até ficar homogêneo e adicione o fermento.
Unte a forma com manteiga e despeje a massa. Após assado, por cima, coloque o leite condensado e o coco ralado.
3. Orelha de padre
A receita de orelha de padre é parecida com uma panqueca americana. Também é conhecida como orelha de pau em algumas regiões do Brasil. A origem e o ano de criação são desconhecidas, mas é uma delícia e leva poucos ingredientes. Abaixo, está o passo a passo.
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite morno
1/2 xícara de açúcar
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
Sal a gosto
Óleo a gosto
Modo de preparo:
Coloque no liquidificar todos os ingredientes, menos o óleo que será usado para fritar, e bata muito bem. Em seguida, leve ao fogo médio uma frigideira grande com o óleo. Quando estiver quente, coloque uma concha da massa e deixe fritar. Vire dos dois lados até ficar dourada e retire. Faça esse processo até terminar toda a massa. Bom apetite.
4. Cueca Virada
Essa delícia é conhecida como cueca virada, mas também leva o nome de ceroula virada, calça virada ou orelha de gato. Para muitos, o nó desse doce composto por farinha, leite e açúcar, lembra uma cueca do avesso. Não se sabe ao certo o lugar de origem. A receita completa está a seguir.
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
100 ml de leite
1 g de sal
2 ovos
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de sobremesa de pinga
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Açúcar e canela para polvilhar a gosto
Óleo para fritar a gosto
Modo de preparo:
Em um recipiente grande coloque todos os ingredientes até ficar uma massa que não grude nas mãos. Se necessário use um pouco mais de farinha de trigo. Sove até ficar uma massa homogênea e depois deixe descansar por 15 minutos. Após isso, abra a massa com rolo em superfície lisa e polvilhada com farinha de trigo. Faça cortes em tiras e outro corte no meio. Passe uma ponta por dentro do corte e leve para fritar em óleo quente. Por fim, polvilhe açúcar e canela.
5. Roupa velha
Servida em muitos países, a receita de roupa velha é um aproveitamento de sobras de alimentos como carne e bacalhau. No Rio Grande do Sul, o elemento principal é a carne de charque. É um prato popular também em países como Espanha e Cuba. Aprenda a fazer seguindo a receita do DeliRec.
Ingredientes:
200 g de carne assada
1 unidade de cebola em Julienne
1 unidade de pimentão vermelho
1 unidade de tomate picado
2 dentes de alho
1 colher de chá de molho inglês
1 colher de chá de molho de pimenta
1 colher de café de cominho em pó
1 colher de chá de páprica doce
50 g de manteiga
1 xícara de coentro
1 xícara de salsinha
1 xícara de cebolinha
3 ovos
250 g de batata frita
Modo de preparo:
De início, refogue o alho, a cebola, o pimentão e o tomate. Depois, acrescente a carne e coloque as especiarias, molho inglês e molho de pimenta. Quando tudo estiver bem refogado, acrescente os ovos, ervas, e finalize com a batata frita.
6. Bolo engorda marido
Existem algumas histórias do porquê o bolo engorda marido leva esse nome. A receita tem origem nordestina e segundo dizem, uma mulher era casada com um homem magro e costumava fazer essa receita para o marido. Porém, o homem passou a engordar de tanto comer o bolo. Por isso foi nomeado dessa forma. Prático e rápido, confira a receita a seguir.
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
A mesma medida de leite de coco
A mesma medida de farinha de trigo sem fermento
1/2 lata de açúcar
3 ovos
3 colheres de sopa de margarina
Modo de preparo:
Bata bem todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno médio até que fique dourado. Esse bolo não leva fermento e a consistência fica semelhante a um pudim. Uma dica: espere esfriar totalmente para desenformar.
Se quiser ter acesso a essas e outras receitas basta acessar o site do DeliRec ou baixar o aplicativo no celular (disponível para IOS e Android).
Sobre o DeliRec
O DeliRec é uma plataforma para os apaixonados por gastronomia. O aplicativo é perfeito para quem gosta de cozinhar, comer, compartilhar suas receitas e ainda aprender com a experiência dos cooks (criadores de conteúdos da plataforma). O público que utiliza a plataforma se divide em dois: os cooks, que armazenam as próprias receitas, com descrição passo a passo, fotos e vídeos com qualidade e podem ser remunerados para isso e o usuário que gosta de comer bem, salvar receitas, seguir seus cooks preferidos e conhecer novos pratos todos os dias. Criado em 2021, o DeliRec já conta com mais de 800 mil usuários que consomem diariamente receitas e mais de 6 mil cooks na plataforma.
O DeliRec é gratuito e pode ser acessado pela web (https://www.delirec.com/ ) ou via aplicativo (disponível para Android e iOS).
Para mais informações, acesse: https://www.delirec.com/
Acompanhe as redes sociais do DeliRec para saber das novidades: