Da pesquisa e inteligência de mercado até as estratégias mais atuais de gestão e lançamento é o que promete ensinar o primeiro curso de Product Marketing realizado no Brasil pela PM3 após aquisição da Alura – plataforma de cursos em TI. A área abre novos rumos para o mercado brasileiro em uma das atividades que está no ranking das profissões que mais cresceram durante a pandemia.
Entre 2020 e este ano, a procura por profissionais com essa qualificação saltou de 100 para 400 somente no LinkedIn. Já nos sites de vagas, a demanda pela mão de obra ultrapassa mais de mil vagas disponíveis no Brasil. O salário médio nacional de um Product Marketing anima quem deseja entrar na área podendo receber R$ 6.867 por mês, segundo levantamento do Glassdoor.
O especialista em Product Marketing veio para transformar o marketing tradicional na forma de apresentar o produto ao mercado. O profissional habilitado nesta função utiliza técnicas para incorporar a voz do cliente além de dominar a arte de lançar produtos no mercado de forma inteligente e conectado ao negócio da empresa.
De acordo com o CEO da PM3, Marcell Almeida, a constante transformação tecnológica e o aumento na demanda por desenvolvedores junto aos profissionais da área de produto, faz surgir a necessidade de pessoas em funções ainda mais estratégicas. O especialista explica que assim como foi o ‘boom’ no cargo Gerente de Produtos, desta vez, a novidade são profissionais de Marketing de Produto.
“Nada adianta você criar o melhor produto com uma experiência incrível se o branding, posicionamento e empacotamento não chamam a atenção do público. O mundo digital se assemelha muito com o mundo físico, mas abre uma camada enorme de possibilidades para inovar não só no mundo do software como também no marketing. Por causa disso essa profissão tende a se tornar cada vez mais requisitada, assim como os Gerentes de Produto estão sendo hoje”, analisa.
Tendência mundial
A startup, que faz parte do Grupo Alura, criou o curso que segue tendência mundial com o propósito de oferecer ao mercado brasileiro, profissionais habilidosos e interessados em dar um gás não apenas na carreira, mas em elevar o nível de como a empresa entrega produtos para os clientes.
Quem deseja entrar no ramo e obter o certificado de especialista, vai aprender desde técnicas de introdução ao Product Marketing, inteligência de mercado e disciplinas como Go-To-Market. As aulas são divididas em módulos e o aprendizado 100% em português. Além disso, o conteúdo é gravado e editado de uma forma inédita no país, para que o participante tenha uma jornada fluída.
“O Marketing de Produto é mais uma das chamadas novas profissões que, não só pra mim, mostra como o mercado de tecnologia funciona: carreiras são fundidas e misturadas, de uma forma líquida, e o profissional precisa de um conhecimento profundo na sua área mas também um pouco nas adjacentes. Um profissional em T, exatamente como a gente desenha as carreiras na Alura”, afirma Paulo Silveira, CEO da Alura.
A PM3 oferece aulas com profissionais de empresas como VTEX, Loft, QuintoAndar, Atlassian (Trello/Jira), RD Station, SimilarWeb e Liv Up. Para informações de inscrições e detalhes sobre o primeiro curso de Product Marketing no Brasil, o interessado deve acessar o link: https://www.cursospm3.com.br/curso-product-marketing/