Artista visual, Christina Elias apresenta a exposição individual “O livro do tempo”, uma reflexão sobre o corpo da mulher segundo metáforas do corte e da costura: o tricô se transforma numa trança visceral, o tule em pele e as linhas em suturas. Objetos de tricô, confeccionados com fios da Círculo S/A, maior fabricante de produtos para trabalhos manuais da América Latina, formam o cenário, que terá também uma performance da artista na abertura, programada para o dia 4 de junho, no Lux Espaço de Arte, no Centro Histórico de São Paulo. A exposição é gratuita e segue até 9 de julho.
“O livro do tempo” é uma conversa entre corpo e têxtil. Através de uma série de objetos têxteis vestíveis combinados com fotografia, Christina Elias procura dar visibilidade aos silêncios e sombras do feminino. “Comecei a trabalhar as vísceras metafóricas, os fluidos femininos dessa mostra com o fio da Círculo S/A chamado “Amor”. “Amor” é um fio quente, aconchegante, forte e ao mesmo tempo delicado. Um fio leve, mas que parece se liquidificar quando trançado. Essas características se aproximam da forma como vejo o feminino: algo que está num estado entre gasoso e o líquido, entre a substância e a forma, um elemento em constante transformação”, explica.
O tricô de dedos, o bordado, processos também repetitivos e gestuais, ancestralmente associados às mulheres, criam tranças que contam diferentes histórias. “Nós que se amarram uns aos outros, fios que conduzem a lugares inesperados, origem, nascimento, transformação, fragilidade e força são conceitos que fundamentam a criação dos trabalhos com fios que compõe essa exposição”, revela a artista.
A exposição ficará disponível para visitação de terça a sábado, das 10h às 18h. A abertura será neste sábado (4/6), a partir das 11h. Às 15h haverá uma performance da artista.
Serviço:
O quê: O livro do tempo – Exposição individual de Christina Elias
Quando: 4 de junho a 9 de julho, de terça a sábado, das 10h às 18h
Onde: Lux Espaço de Arte – Rua Álvares Penteado, 87, 5º andar, Edifício Vera – Centro histórico (SP)
Abertura: dia 4 de junho, sábado, a partir das 11h. Performance às 15h
Entrada gratuita