Conhecida por ser a estação que antecede o inverno, o outono começa no Brasil no dia 20 de março. O período é marcado principalmente pela temperatura mais amena, pela diminuição da umidade do ar, pela queda das folhas e pela maior incidência de ventos. Se no verão a preferência é por pratos mais leves ou então bebidas e sobremesas geladas, no outono, receitas mais elaboradas e refeições quentes acabam tendo mais saída.
Apesar de ser bastante lembrada e consumida no verão, a cerveja também combina bastante com o outono e os pratos consumidos durante esse período. Alguns estilos da bebida podem proporcionar uma verdadeira experiência gastronômica e surpreender com combinações inusitadas e diferenciadas. Para quem quer aproveitar o outono para saborear uma cerveja com pratos típicos dessa estação, Alexandre Vaz, mestre cervejeiro da Ashby, explica como realizar diferentes harmonizações, confira:
Pato com laranja
Sim, a laranja é uma fruta típica de outono. Mas se engana quem pensa que ela só pode ser utilizada na produção de sucos ou sobremesas, é possível inovar e servi-la até com proteína. Sendo assim, um pato com laranja pode ser apreciado junto com uma cerveja de fruta (fruit beer) feita com cerveja de trigo e suco de frutas de framboesa e pêssego. Exótica e super aromática, a acidez e o dulçor da laranja, a saborosa gordura do pato e a refrescância das frutas da cerveja fazem com que essa combinação seja única.
Bolinho de brócolis com queijo
O Brócolis é uma das verduras da estação. Sendo assim, uma dica de receita é o bolinho de brócolis com queijo. O prato combina com a famosa cerveja de trigo Weiss. Feita com maltes de trigo e de cevada, ela não é filtrada, o que a deixa naturalmente turva e acumula leveduras no fundo da garrafa. A alta carbonatação e o álcool ajudam a limpar o paladar – e também a “quebrar” o gosto de frituras.
Bolo de cenoura
Um clássico da gastronomia que agrada adultos e crianças, o bolo de cenoura é perfeito para um dia de outono com a família reunida. Pode parecer improvável, mas é possível harmonizar o bolo com uma cerveja Porter. Essa cerveja possui no aroma notas de chocolate, creme e café. Devido aos maltes tostados, é possível perceber aromas de biscoito e caramelo.
Hambúrguer de batata-doce
Buscando uma receita de hambúrguer além da clássica com carne-bovina? Uma versão feita com batata-doce é capaz de surpreender o paladar de quem provar. Para acompanhar o prato, uma American Pale Ale é a mais indicada. De cor âmbar– resultado da combinação entre o malte de cevada e os lúpulos cítricos e florais norte-americanos – ela é bem macia no paladar. O malte presente na cerveja age em conjunto com o sabor do hambúrguer. Além disso, o amargor moderado suaviza a gordura do queijo e dos molhos.
Risoto de Palmito
Leve e saboroso, o risoto de palmito é uma ótima opção de prato para o outono. E um prato leve combina perfeitamente com uma cerveja leve, como é o caso da Pilsen. Refrescante e dourada, no paladar, é possível sentir um malte bem suave. No aroma, as notas de pão são sutis e deliciosas – e ainda há nuances bem leves de cereais.