Você sabe se já foi vítima em alguma situação de assédio moral ou sexual, dentro do seu ambiente de trabalho? Muitas vezes a vítima não sabe identificar, como se proteger e denunciar situações assim. Diante do número de pessoas que já sofreram algum tipo de assédio no ambiente de trabalho, o Ouvidor Digital, desenvolveu uma plataforma para que as denúncias possam ser feitas de forma anônima. De acordo com um estudo feito pelo Vagas.com, 52% dos trabalhadores brasileiros já sofreram algum tipo de assédio no ambiente de trabalho e 87,5% dos assediados não denunciaram por não terem um canal de comunicação adequado.
O assédio moral se caracteriza por situações repetitivas e prolongadas em que a pessoa é exposta a constrangimento, humilhação, piadas, e outras atitudes no seu ambiente de trabalho, o que além de provocar abalo emocional, prejudica as suas atividades profissionais. Outra situação constrangedora é o assédio sexual, que são atitudes com palavras, gestos ou atos, em que uma pessoa superior utiliza de sua posição na empresa para obter vantagem ou favorecimento sexual perante a vítima.
O CMO do Ouvidor Digital, Daniel Dabés, explica que as empresas vêm adotando a plataforma, como um meio de receber denúncias sobre diversos tipos de assédios, que possam estar acontecendo dentro das empresas. Temos empresas de pequeno a grande porte, que adotaram a tecnologia como aliada para coibir situações de assédio no meio coorporativo. “Atualmente existem recursos tecnológicos, que garantem a privacidade de quem faz a denúncia. Com a plataforma, qualquer pessoa pode fazer a denúncia sem ser identificada”, diz o CMO do Ouvidor Digital, Daniel Dabés.
Mesmo com o trabalho sendo realizado no modo home Office, os assédios ainda acontecem. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Think Eva com o Linkedin, aponta um crescimento de 55%, entre março de 2019 e março de 2020. A pesquisa também realizada aponta uma situação de medo e insegurança para denunciar. A cada seis mulheres que são vítimas de algum tipo de assédio, uma acaba pedindo demissão e apenas 5% delas denunciam.
O Ouvidor Digital utiliza de inteligência artificial e uma tecnologia de ponta para que as empresas possam adotar e implantar para que as denúncias possam ser feitas e que todas sejam apuradas. O Ouvidor Digital oferece três opções de canais para que as denúncias sejam feitas, seja pela Web, telefone ou pelo WhatsApp. Para facilitar a compreensão do que é assédio moral, a equipe desenvolveu um e-book – Guia de Prevenção ao Assédio no Trabalho, para orientar as empresas.