A Páscoa de 2025 se aproxima com um desafio para os consumidores e confeitarias: o aumento significativo do custo do cacau e, consequentemente, do chocolate. Problemas climáticos e de safras ao redor do mundo, especialmente os períodos de chuvas e secas em países da África, que são responsáveis por 70% da produção mundial de cacau, fizeram com que os preços da matéria-prima acumulassem um aumento de 189% entre dezembro de 2023 e 2024 no mercado brasileiro, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). Nesse contexto, a Imersão Confeiteira Bossa, liderada pela Chef Confeiteira Renata Iglesias, oferece soluções para uma Páscoa saudável e econômica, sem abrir mão do sabor.
A chave para enfrentar esse desafio está em mudar o raciocínio de “fazer de chocolate” para “fazer com chocolate” e apostar em versões menores e mais saudáveis. Renata Iglesias, fundadora do Instituto Bossa, explica: “Com o aumento dos preços do chocolate, é hora de repensar como consumimos. Podemos criar delícias pascais com menos chocolate, mas com muito sabor e saúde. É uma oportunidade para explorar novas receitas e ingredientes, e a nova edição da Imersão Confeitaria Bossa foi idealizada para compartilhar dicas e experiências valiosas para confeitarias e cozinheiros diante desses custos elevados”.
Entre as opções sugeridas pela Chef Renata para o feriado deste ano estão biscoitos zero glúten e açúcar com cobertura de chocolate vegano, ovos de Páscoa menores, de 30g a 50g, e a tradicional Colomba Pascal, um bolo típico de Páscoa que pode ser delicioso sem glúten e sem açúcar. Para ajudar tanto empreendedores da confeitaria saudável a aumentarem suas vendas quanto consumidores a fazerem suas próprias delícias em casa, a Imersão Confeiteira Bossa, em sua 29ª edição, oferecerá um curso gratuito de bolos e doces saudáveis que ocorrerá de 30 de março a 3 de abril e ensinará técnicas para criar receitas saudáveis, lucrativas e deliciosas utilizando menos chocolate.
Confira a programação das aulas:
A Imersão Confeiteira Bossa já formou gratuitamente mais de 500 mil pessoas ao longo dos últimos cinco anos, em 28 edições realizadas em mais de 19 países, consolidando-a como o maior e mais importante curso gratuito de confeitaria saudável e inclusiva do Brasil. Nesta edição, estruturada em 4 dias e 8 horas de duração, espera-se a inscrição de mais de 30 mil pessoas. Os participantes ainda terão a chance de participar de um sorteio de bolsas de estudos para a Formação Confeiteira Bossa, a extensão universitária do Instituto Bossa.
O conteúdo do curso incluirá aulas sobre receitas saudáveis e lucrativas, técnicas de decoração, validade e armazenamento de bolos saudáveis, organização da cozinha para produção, cálculo de preços e muito mais. As aulas serão transmitidas ao vivo e somente estarão disponíveis para inscritos. Para garantir uma vaga gratuita, os interessados podem se inscrever pelo link: https://renataiglesias.com.br/imersao-inscrever-press.