Em julho, a Casa Guilherme de Almeida, integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis, apresenta uma série de atividades voltadas à atuação do seu patrono, o poeta, tradutor e jornalista Guilherme de Almeida, e realiza o VI Encontro de Museus-Casas Literários. A programação é gratuita, via plataformas digitais e está com as inscrições abertas.
GUILHERME DE ALMEIDA EM CENA
Guilherme de Almeida em cena, nos dias 22, 23 e 24 de julho, quinta e sexta-feira, das 19h às 21h, e sábado, das 11h às 18h, pelo Zoom, marca o mês de nascimento e morte de Guilherme de Almeida (1890-1969). Palestras, leituras e apresentações relacionadas à sua obra multifacetada serão apresentadas pelo Zoom, com inscrição aberta até o dia 21/07 neste link.
Com mediação de Marcelo Tápia, diretor geral da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, poeta, tradutor, ensaísta e professor, a palestra “Guilherme de Almeida e a Semana de Arte Moderna de 1922” abre o evento em 22/07, às 19h. Em seguida, acontece o pré-lançamento do livro O canto metálico da cigarra – Tributo ao poeta Guilherme de Almeida, de Maria Heloísa Martins Dias, uma conversa com a autora e leituras de poemas de Guilherme.
Em 23/07, sexta-feira, às 19h, a palestra “Histórias, imagens e versos: Wilhelm Busch traduzido por Guilherme de Almeida” será realizada por Simone Homem de Mello, coordenadora do Centro de Estudos de Tradução Literária do museu Casa Guilherme de Almeida, poeta e tradutora literária dedicada principalmente à poesia moderna e contemporânea de língua alemã. Nesta atividade serão abordados o tom satírico dos textos do escritor, desenhista e pintor alemão Busch (1832 – 1908), e como foram trabalhados pelo Guilherme no Brasil.
Logo após, às 20h, será a vez da palestra “Guilherme de Almeida e a poesia bucólica”, ministrada por Érico Nogueira, doutor em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo e professor de Língua e Literatura Latinas na Universidade Federal de São Paulo.
O sábado, 24/07, chega com quatro atividades. Às 11h é a vez da conversa “Pelas livrarias: a São Paulo literária de Guilherme de Almeida”, com Marlene Laky, jornalista pela PUC-Campinas, conservadora-restauradora formada pelo SENAI que ministra oficinas sobre conservação de livros no museu Casa Guilherme de Almeida.
Às 14h, “Victor Brecheret na coleção de Guilherme de Almeida: Sóror Dolorosa” será uma conversa mediada por Alexandra Rocha, coordenadora dos núcleos educativos da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, bacharel em Artes Plásticas pela ECA-USP e atuante em arte-educação e coordenação artístico-pedagógica há 21 anos; e por Ivanei da Silva, museólogo da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo e mestre em Memória Social e Documentos pela UniRio.
A palestra “Guilherme de Almeida e o teatro”, às 15h, mostrará como se deu a produção dramatúrgica do patrono do museu, por meio de apresentação de Renata Cazarini, pesquisadora de teatro antigo e suas relações com o contemporâneo, doutora em Letras Clássicas pela USP, além de especialista em Estudos Clássicos pela UnB.
A apresentação “Um fragmento do poema dramático Narciso (A flor que foi um homem)”, de Guilherme de Almeida, será feita pelo grupo de Pesquisa Teatral da Casa Guilherme de Almeida e por Fernanda Assef, atriz, poeta, escritora e jornalista, especializada em Direção Teatral pela Escola Superior de Artes Célia Helena. O encontro virtual será às 16h.
O encerramento, a partir das 16h30, acontecerá com o debate “Luzes da cidade, de Charles Chaplin, visto pelo crítico de cinema Guilherme de Almeida”, com Donny Correia, doutor em Estética e História da Arte pela USP, crítico de cinema, escritor e professor de História e Linguagem do Cinema em instituições como FMU, Academia Internacional de Cinema e Sesc; e com Lívia Nonato, coordenadora de programação cultural da Rede Museus-Casas Literários de São Paulo, doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e mestra em Letras com pesquisa sobre linguagens artísticas e suas especificidades pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.
VI ENCONTRO DE MUSEUS-CASAS LITERÁRIOS
O VI Encontro de Museus-Casas Literários, desenvolvido pela Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo – formada pela Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade –, buscará focalizar e repensar concepções e propósitos presentes nas linhas de atuação dos museus. Durante três dias, 29, 30 e 31 de julho, o Encontro promoverá debates sobre as questões emergentes no contexto atual, focalizando o tema “Museu e modernidade: revisão de conceitos e práticas”.
As mesas-redondas, realizadas pela plataforma Zoom, contarão com profissionais de diversas instituições compartilhando ideias e experiências que contribuem para o papel sociocultural dos museus-casas, particularmente os literários, e suas perspectivas de atuação. As inscrições estão abertas até 28/07 neste link. O museu pela percepção dos modernistas; as funções e a definição de museu em discussão no ICOM (Conselho Internacional de Museus); como os museus-casas se enquadram na atual discussão sobre o conceito de museu; e o desenvolvimento de ações realizadas por meio de recursos digitais estarão entre os assuntos levantados.
Com coordenação do museólogo Ivanei da Silva e Marcelo Tápia, diretor geral da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, o programa do VI Encontro de Museus-Casas Literários se orientará pelos seguintes temas: quinta-feira, 29/07, a partir das 18h, “Museu e modernidade: origem e desenvolvimento”; sexta-feira, 30/07, das 18h às 20h, “Museu e interdisciplinaridade”; e no sábado, 31/07, entre 15h e 17h, “Museu, território e alcance hoje; perspectivas para o futuro”.
Quer ficar por dentro de toda a agenda da Casa Guilherme de Almeida? Acesse o site do museu (aqui) ou o site +Cultura.
SERVIÇO:
GUILHERME DE ALMEIDA EM CENA
22 a 24 de julho
Quinta e sexta-feira, das 19h às 21h; sábado, das 11h às 18h
Inscrição aberta até 21/07 neste formulário
300 vagas | Zoom
Grátis
VI ENCONTRO DE MUSEUS-CASAS LITERÁRIOS
Tema: “Museu e modernidade: revisão de conceitos e práticas
29 a 31 de julho
Quinta e sexta-feira, das 18h às 20h; sábado, das 15h às 17h
Inscrição aberta até 28/07 neste formulário
300 vagas | Zoom
Grátis