O Brasil produz mais de um milhão de pizzas por dia, segundo dados divulgados pela Associação Pizzaria Unidas Brasil (APUBRA) em 2022. Isso garante o segundo lugar no ranking de países que mais consomem pizzas no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Além do brasileiro ser apaixonado pela iguaria, um dos sabores se destacam entre as favoritas: a margherita napolitana. Muçarela de búfala, muito molho e manjericão, além do azeite extravirgem. Ingredientes simples, mas que, quando juntos, ganham um sabor todo especial. O recheio da amada margherita napolitana é, em resumo, uma homenagem ao País da Bota e, Nápoles, cidade tradicional italiana é considerada o berço da pizza, como é hoje conhecida. E não é só o sabor que combina. As cores dos ingredientes remetem às da bandeira da Itália e é a preferida das nonnas e, claro, dos pizzaiolos.
Essa pizza super perfumada ganhou o coração e o estômago de muita gente mundo afora. Tanto que, desde 2013, ela se tornou patrimônio imaterial da Unesco!
“O brasileiro adotou a pizza como iguaria. Nosso estilo de pizza “Napolitana”, tem a massa leve, aerada e com crocância na medida certa, explica o Chef Viking, proprietário e responsável pelos sabores da Forneria Napolitana, pizzaria tradicional do Brooklin, em São Paulo, e que tem experiência de trabalho na Itália e especialização em pizzas napolitanas.
CURIOSIDADE: margherita e margherita napolitana são a mesma coisa?
A resposta para essa pergunta é: não! Elas são parecidas, mas não iguais. De acordo com o gastrônomo, a diferença sutil é encontrada nos ingredientes. Enquanto a legítima napolitana leva, entre seus ingredientes a muçarela de búfala, a margherita abrasileirada é saborizada com a muçarela, tomate e menor quantidade de molho.