O inverno chegou. E em parte do nosso país, ele vem de verdade, ou seja, as temperaturas realmente caem e o tempo de incidência da luz solar passa a ser menor. Por isso, nessa estação do ano o cuidado com as plantas, seja em ambientes internos ou externos merece atenção. “No inverno as plantas entram em um estado vegetativo mais lento, como se fosse uma hibernação prévia à primavera”, explica Bruno Watanabe, paisagista da Vertical Garden, empresa referência em paisagismo corporativo e residencial no país. “Há a troca parcial das folhas, o que explica o aspecto amarelado da folhagem, perfeitamente normal na estação. Ele indica que a planta está se preparando para a nova brotação, que normalmente acontece ao final do inverno” diz Watanabe.
No entanto, é preciso prestar atenção na rotina de regas. “O inverno é também um período propício para a poda e adubação”, diz o paisagista. Acompanhe abaixo quatro dicas principais da Vertical Garden para o cuidado com as plantas na estação mais fria do ano.
Sol – Se suas plantas estão em vasos pequenos e médios, de fácil deslocamento, esse é o momento de deixá-las mais próximas do local da sua casa onde a incidência da luz solar é mais duradoura. “Não hesite em arrastar seus vasos para mais próximo de janelas ou varandas nessa época do ano”.
Rega – Com a queda das temperaturas e também do metabolismo da planta, as regas no inverno podem ser mais espaçadas. “Isso não significa que a rega será suspensa, mas ao invés de uma rotina diária de rega você pode alterná-la dia sim, dia não”.
Adubação – O inverno é a estação da adubação. É possível usar adubos orgânicos, como a terra orgânica, ou os químicos. “Afofe a terra e, se optar pelo adubo químico, que quase sempre contém nitrogênio, tenha o cuidado de colocá-lo mais distante do tronco da planta”.
Poda – O inverno também é a estação mais propícia para a poda. É importante retirar folhas secas e respeitar o tronco da planta na poda. Uma dica é realizar o corte com tesoura apropriada e cerca de 10 cm acima de cada nó da planta. “Pode parecer muita coisa mas não é. Essa poda vai fortalecer a planta para a brotação na primavera”.
Segundo Watanabe, o cuidado com as plantas é um hábito que favorece muito a nossa saúde física e mental. E estar em contato com o verde têm efeitos benéficos sobre a sensação de bem-estar. “Há pesquisas, como a da Universidade de Chibra, no Japão, que atestam que o contato com as plantas reduz em até 16% os índices de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse; em 4% a frequência cardíaca, e em 2% a pressão arterial”, diz o paisagista.