Cada um à sua maneira, Clara Castro e Nathan Itaborahy abrem espaço para experimentações no show “Prefixo Quase“. A apresentação, que dá o pontapé inicial na agenda de 2024 da dupla, mescla duas trajetórias musicais singulares: enquanto Clara se apoia mais na palavra e intenções da composição, Nathan caminha pelo som e groove da sonoridade. Este encontro, então, se complementa e se desdobra no palco do Centro da Terra, no dia 25 de junho, em São Paulo. A noite ainda é contemplada pela participação especial de Laura Conceição, MC e poeta de Juiz de Fora. Os ingressos já estão disponíveis aqui.
“A ideia para este show nasceu no momento em que nos demos conta de que acessamos nossa musicalidade por vias diferentes. E estas particularidades nas nossas percepções sobre o mundo se encontraram na canção – além de se mostrarem complementares com o tempo”, explica Clara. A dupla mineira que se conhece há mais de 10 anos migrou para São Paulo em 2021, e foi a partir dali que as experimentações colaborativas se amplificaram. Dessa percepção de complementaridade, Nathan, inclusive, passa a assinar a produção de Perambule – terceiro álbum de estúdio de Clara, previsto para agosto.
Com uma formatação bem mineira, o show “Prefixo Quase” conta com os parceiros Lucas Gonçalves (na guitarra, bateria e voz) e Douglas Poerner (no baixo e cavaquinho). A setlist da noite traz uma atmosfera bem “rock and roll e descontraída”, conforme brinca a dupla, passando por um repertório de músicas de seus respectivos próximos trabalhos junto a projetos anteriores – como os discos Caostrofobia (2018) e Ana (2021), de Clara; e os álbuns Sentado no Céu (2020, solo) e O Assassinato da Carteira Assinada (2018, com Tropeço Trio), de Nathan. Além disso, o show ainda traz a participação de Laura Conceição, MC e poeta de Juiz de Fora.
Neste embalo de vasculhar suas percepções, Clara Castro recém-apresentou também o primeiro single de seu próximo álbum. Intitulada Hora de Acordar (assista ao visualizer aqui), a faixa delineia o disco Perambule, que marca os encontros e novas perspectivas sobre a metrópole, desde sua chegada a São Paulo. Já Nathan Itaborahy trouxe ao público Carta pra Roux, single que anuncia seu segundo álbum solo O som da coisa, com lançamento previsto para o começo do segundo semestre deste ano.
SERVIÇO
Clara Castro e Nathan Itaborahy apresentam “Prefixo Quase” @ Centro da Terra, SP
Data: 25 de junho de 2024 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Centro da Terra
Endereço: R. Piracuama, 19 – Perdizes, São Paulo
Ingressos: Link aqui
FICHA TÉCNICA
Voz, violão e flauta: Clara Castro
Voz, bateria, guitarra e violão: Nathan Itaborahy
Bateria, guitarra e voz: Lucas Gonçalves
Baixo e cavaquinho: Douglas Poerner
Participação: Laura Conceição
LINKS
Instagram
YouTube
Facebook
SOBRE CLARA CASTRO
Voz suave, melodias intensas e composições acentuadas marcam a trajetória de Clara Castro. A cantora e compositora original de Barbacena, no interior de Minas Gerais, é guiada pela arte desde nova, quando passou a amplificar seus meios de se expressar para o teatro, a música e suas composições entre o MPB, indie rock e um pop alternativo. De lá pra cá, Clara debutou com o EP de faixas autorais Quarto Crescente (2012), que atualmente só existe em formato físico, e logo na sequência mergulhou em experimentações com amigos conterrâneos no EP Imagens Tortas (2012). O primeiro disco, intitulado Caostrofobia, foi lançado em 2018 – com distribuição da Som Livre. Clara ainda apresentou o álbum visual Ana (2021), além de uma série de singles, como Céu Só (com Márcio Moreira e Joma Catanhede), Junto Só (com Laura Jannuzzi) e Enquanto os Homens Dormem.
Entre a música e o teatro, os palcos se tornaram casa para a artista. O seu primeiro show foi em 2012, em sua cidade natal, e foi também a partir dali que ela ingressou no teatro e passou a se apresentar em peças locais. Clara frequentou o Encontro de Compositores de Juiz de Fora a partir de 2013; seguiu para uma residência artística por três anos, no Grupo Ponto de Partida; em 2016, se formou na Bituca (Universidade de Música Popular) e, em 2023, no curso de Ciências Sociais pela UEMG – Barbacena. Tal trajetória trilhou seu caminho à São Paulo, onde mora atualmente. Na capital paulista, a artista finalizou o curso técnico em Teatro pelo Célia Helena, protagonizou o curta-metragem de Raíssa Teixeira, Eu Me Lembro de Você Em Lugar Nenhum, além de colaborar em músicas e videoclipes de parceiros como Pedro Oldi e a banda Čao Laru – nas faixas Pontes e Poemas e Sou Passageira, que firmaram sua presença na cena de compositoras mineiras.
Sua pesquisa artística é amplificada pelo encontro entre a música e o teatro, garantindo à cantora um olhar bastante singular. Em 2024, Clara reúne tudo isso em um trabalho sólido, seu terceiro disco de estúdio, Perambule – previsto para agosto. O projeto é resultado de mais de um ano de experimentações sonoras ao lado do produtor Nathan Itaborahy, no home studio Estúdio Torto; além de marcar o encontro e a cumplicidade musical criada na prática com o baixista Douglas Poerner e o guitarrista Lucas Gonçalves. Com enfoque nas suas percepções sobre a metrópole, desde que chegou à São Paulo, o álbum é contornado agora pelo seu primeiro single, Hora de Acordar.
SOBRE NATHAN ITABORAHY
Músico, compositor e produtor musical mineiro, Nathan Itaborahy é formado em Bateria pela Bituca – Universidade de Música Popular. O artista atualmente reside em São Paulo, onde tem realizado trabalhos de produção musical, trilha sonora e mixagem em seu home studio, o Estúdio Torto. Como baterista e compositor, atuou nos projetos Blend 87, Tropeço Trio e Clara Castro, com quem produziu e lançou álbuns. Como produtor musical trabalhou de 2017 a 2020 no Estúdio LadoBê, onde assinou a produção de álbuns e singles de artistas como Varanda, Arcanjos Duo e Clara Castro; a trilha sonora do espetáculo de dança “Ferinas Couraças” (Grupo NUN de dança) e seu álbum solo de estreia, “Sentado no Céu”, lançado em 2020. A partir de 2021, Nathan se radica em São Paulo onde cria o Estúdio Torto e produz EPs e singles de artistas como Pedro Oldi, Fer Loki, Hilreli Alves e Clara Castro, além de se dedicar a produção de trilhas sonoras para teatro e audiovisual. Em 2022, o artista foi premiado no Festival Internacional PINUS, pela trilha sonora da Videodança “Pra tirar você da chuva”, curta-metragem que também lhe rendeu a seleção do Festival Sol Maior de Cinema, único evento voltado para temática de trilha sonora de audiovisual no país. Já em 2023, ele recebeu o prêmio de melhor trilha sonora do OffCine – Festival Internacional de Cinema. Em 2024, Nathan Itaborahy lança seu novo trabalho solo O som da coisa, trabalho auto produzido em casa durante a pandemia utilizando sons cotidianos de objetos.