O chef do Comitê Umami, Matheus Aguiar, indica duas opções de pratos para garantir um jantar romântico com a pessoa que você ama: uma suculenta parmegiana de carne e um delicioso nhoque de banana-da-terra com carne seca.
O chef afirma que ambos os pratos são ricos em umami, o quinto gosto básico do paladar humano, o que proporciona uma refeição ainda mais saborosa. O principal responsável por conferir o umami é o aminoácido glutamato, presente naturalmente em diversos alimentos.
“Ingredientes que utilizamos na dieta do dia a dia são ricos em umami, como tomate, carnes, peixes, queijo parmesão, milho, entre muitos outros”, indica Matheus.
Prepare-se para surpreender a sua “metade da laranja” com uma receita mais tradicional ou um prato inusitado, cheios de amor e sabor!
PARMEGIANA DE CARNE
(Tempo de preparo: 30 minutos [+ 15 minutos de geladeira + 10 minutos de forno])
Serve: 2 porções
Créditos: Comitê Umami
Ingredientes
Bifes empanados
- 2 bifes de alcatra bovina (200 g)
- 2 pitadas de sal (0,8 g)
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (20 g)
- 1 ovo ligeiramente batido (50 g)
- 4 colheres (sopa) de farinha de rosca (40 g)
Molho de tomate
- meia colher (sopa) de óleo (7,5 ml)
- meia cebola pequena picada (50 g)
- 1 dente de alho picado (3 g)
- 2 tomates pequenos maduros picados (260 g)
- 1 colher (chá) de orégano (0,5 g)
- 4 fatias de muçarela (80 g)
Modo de preparo
- Em uma tigela pequena, coloque os bifes e o sal, e misture. Cubra e deixe tomar gosto na geladeira por 15 minutos.
- Enquanto isso, faça o molho: em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e o alho, e refogue por 3 minutos, ou até dourar.
- Acrescente o tomate e refogue, em fogo médio, por 5 minutos, ou até desmanchar parcialmente. Retire do fogo, salpique o orégano e reserve.
- Passe os bifes pela farinha de trigo, pelo ovo e, por último pela farinha de rosca. Frite-os em imersão, em óleo quente, por 2 minutos de cada lado, ou até dourarem. Escorra em papel-toalha.
- Em um refratário retangular pequeno, espalhe metade do molho reservado, disponha os filés, regue com o molho restante e distribua as fatias de muçarela pela superfície dos filés.
- Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 10 minutos, ou até que o queijo derreta.
- Retire do forno e sirva em seguida.
NHOQUE DE BANANA-DA-TERRA COM CARNE SECA
(Tempo de preparo: 50 minutos)
Serve: 2 porções
Ingredientes
Nhoque
- 2 bananas-da-terra médias, com casca (420 g)
- 1 gema (20 g)
- 2 pitadas de sal (0,8 g)
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo (30 g)
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal (15 g)
Molho
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal (15 g)
- meia cebola pequena picada (50 g)
- 1 xícara (chá) de carne-seca demolhada, cozida e desfiada (100 g)
- meia xícara (chá) de creme de leite (100 g)
- meia xícara (chá) de leite (100 ml)
- 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (16 g)
- 2 colheres (sopa) de salsa picada (10 g)
Modo de preparo
- Faça o nhoque: em uma panela média, coloque as bananas, cubra com água e leve ao fogo por 15 minutos, ou até que as bananas estejam macias.
- Enquanto isso, prepare o molho: em uma panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até dourar.
- Acrescente a carne seca e refogue por 2 minutos. Adicione o creme de leite, o leite e o queijo, e cozinhe por 5 minutos, ou até o molho encorpar. Retire do fogo e reserve.
- Escorra a água do cozimento da banana, descasque e, com auxílio de um garfo ou espremedor, amasse as bananas, até obter um purê. Reserve para esfriar.
- Junte a gema, o sal e, aos poucos, a farinha de trigo, e misture até obter uma massa homogênea.
- Em uma superfície lisa e enfarinhada, faça cordões com a massa e corte os nhoques.
- Em uma frigideira média, aqueça a manteiga e junte os nhoques, aos poucos, grelhe em fogo baixo por 2 minutos, ou até que dourarem.
- Retire do fogo, regue com molho aquecido, salpique a salsa e sirva em seguida.
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br.