Os registros sobre a aprendizagem do aluno na escola são fundamentais para acompanhar a eficácia deste processo.
Para que estes registros não sejam meramente ilustrativos, e se pautem no que realmente é importante para cada aluno, a equipe pedagógica avalia o percurso do aluno a partir dos relatórios pedagógicos, com informações que dialoguem entre o que ele já sabe, o que deve aprender e como esta dinâmica deve acontecer.
E quando o planejamento educacional individualizado (PEI) trata do aluno público-alvo da educação especial não é diferente. Os registros são captados através de entrevistas com a família, com os especialistas que cuidam deste aluno e com a própria equipe escolar que, juntos, mapeiam dificuldades e possibilidades, criam estratégias adaptadas de ensino, realizam adaptação curricular e garantem o acesso à educação para e com todos os envolvidos.
Este trabalho, quando se pauta na prática elaborada no coletivo e acompanhada por todas as pontas deste processo escolar – família – aluno – escola –, tende a surtir os melhores resultados em termos de ensino de qualidade, respeitando o indivíduo em relação a si e ao seu coletivo.