Ao digitarmos no buscador “aumente seu score”, há aproximadamente 4.020.000 resultados, mas a grande dúvida é: como é feito o credit score?
O score de crédito é um método que, utilizando diversas modelagens estatísticas e combinadas com variáveis pré-determinadas (“credit scoring”), avalia o risco de uma pessoa deixar de pagar uma dívida.
A técnica do “credit scoring” foi criada por David Durand. Denominado “Risk Elements in Consumer Installment Financing”. O método utilizava estatísticas de análise discriminante para distinguir os bons e os maus empréstimos, atribuindo uma pontuação diferente para cada uma das variáveis escolhidas.
Atualmente, esta modelagem está atrelada a uma série de informações acerca do cumprimento das obrigações, acrescidas de dados pessoais do consumidor inscrito no cadastro de pessoa física e cadastro de pessoa jurídica. São colhidos dados como idade, sexo, estado civil, profissão, renda, composição familiar, residência e domicílio; risco do setor, ano de abertura de empresa, sede e outros.
O score de crédito agrupa os consumidores em faixas de risco tendo como parâmetro o comportamento médio esperado, baseado no histórico de informações colhidas em convênios públicos, dados adquiridos ou compartilhados por terceiros usuários do sistema de birôs de crédito.
Vale ressaltar que para aumentar seu score é importante ter um relacionamento saudável com o mercado. Fazer compras a prazo e pagá-las em dia, possuir carnês de financiamento direto em lojas, cumprir suas obrigações nos Bancos, manter cadastro pessoal atualizado e evitar negativação.