No último sábado de cada mês, o Grupo Baderna – produtora cultural e editora – realiza um sarau em sua sede na Avenida Guarapiranga, na Zona Sul de Paulo. O espaço é aberto para quem quiser participar e conta com a premissa de deixar o microfone livre, assim, os apaixonados pela oralidade podem se expressar em tom de liberdade sem necessidade de inscrições.
Em atividade há pouco mais de 2 anos, o sarau que já vai para sua 21ª edição, vem se tornando um importante polo de resistência cultural na zona sul de São Paulo, berço do movimento literário periférico, reunindo dezenas de pessoas para falar e ouvir poesia em pleno sábado à noite, propondo uma opção de lazer diferente para quem quer curtir um evento cultural interessante sem precisar atravessar a cidade.
O local conta ainda, com a biblioteca Dona Edite, um acervo com quase 2 mil livros disponíveis para empréstimo à comunidade, expostos em prateleiras que, envoltas por grafites, quadros, bandeiras e cartazes, compõem um cenário fantástico, muito convidativo para a poesia se tornar protagonista.
A programação do evento, que já recebeu Elizandra Souza, Izy Gordon, Akins Kinte, Nina Oliveira, Luiz Celestino, entre outros artistas de renome da cultura periférica, sempre conta com convidados especiais, e todo o time de poetas fundadores da casa, Carolina Peixoto, Eliana de Freitas, Pam Araujo e Thiago Peixoto, que além da Baderna, atuam em coletivos importantes para o movimento literário da cidade, como o Poetas Ambulantes, a Slam das Minas-SP e o Slam do 13.
A próxima edição do Sarau ocorrerá em 29 de março, às 19h, e terá como convidada a poeta Mileny, autora do livro “A Faísca da Revolução” e atual campeã do Slam-SP – circuito estadual de batalhas de poesia falada – além de um show de encerramento com Ingrid Martins, poeta e MC fundadora da Batalha Dominação – batalha de rimas voltada para mulheres e pessoas trans.
Serviço
Sarau Baderna
Dia 29 de março, às 19h
Av. Guarapiranga, 2376 sobreloja – Jardim das Flores – São Paulo – SP