A relação entre humanos e gatos tem se aprofundado nos últimos anos. O Censo Pet do instituto Pet Brasil mostrou que a população de felinos nas residências brasileiras é de 27,1% milhões. Com isso, a busca por soluções que atendam as demandas da espécie e promovam o bem-estar e a harmonia no ambiente doméstico é cada vez maior.
“O comportamento dos gatos, marcado por traços ancestrais como territorialidade muitas vezes esconde uma complexidade emocional que pode desafiar até mesmo os tutores mais dedicados. Entender e responder às necessidades emocionais da espécie é fundamental para garantir seu bem-estar e a harmonia nos lares” explica a Médica-Veterinária e Gerente de Produtos da Unidade de Animais de Companhia da Ceva Saúde Animal, Marina Tiba.
Os gatos gostam de ter estabilidade e se sentir no controle do ambiente. Viver conosco pode ir contra isto – a vida ocupada, social e muitas vezes em mudança que levamos parece uma loucura para os nossos gatos. Idas ao veterinário, ambientes desconhecidos, chegada de novos membros na família e até mudanças na organização do ambiente, como mudança de um móvel de lugar, são situações que podem deixar o gato estressado. Os sinais mais evidentes são as alterações comportamentais, como a agressividade. Porém, outros sintomas como alterações no apetite, isolamento social, apatia, fazer as necessidades fora da caixa sanitária, vocalização excessiva, arranhadura em móveis, excesso de lambedura e comportamentos repetitivos e compulsivos podem ser observados. O estresse prolongado e repetido pode sobrecarregar a capacidade de enfrentamento dos gatos, afetando negativamente sua qualidade de vida e sua saúde.
Descobrir o motivo do estresse e adotar medidas para auxiliar os felinos a lidarem com as situações desafiadoras é essencial para garantir o bem-estar do gato. Neste cenário, a feromonioterapia é uma ferramenta útil no manejo das situações estressantes enfrentadas pelos felinos, proporcionando um complemento eficaz às estratégias comportamentais e ambientais.
“Os feromônios são substâncias naturais liberadas pelos animais para a comunicação entre indivíduos da mesma espécie. No caso dos felinos, os feromônios oferecem uma mensagem de confiança social e confiança ambiental, proporcionando aos gatos uma sensação de familiaridade em seu ambiente e favorecendo a harmonia entre gatos que vivem juntos”, detalha Marina.
Há mais de 25 anos que a equipe de pesquisa FELIWAY® tem trabalhado constantemente para aprofundar os seus conhecimentos em comunicação felina. A sua paixão por tentar se tornar ainda melhor no entendimento sobre os gatos, levou a um avanço emocionante. Graças às novas tecnologias de bioengenharia, a equipe descobriu um novo complexo de odores felinos sintéticos. Esta nova descoberta fornece uma mensagem de maior serenidade e harmonia aos gatos.
FELIWAY® Optimum foi desenvolvido após uma extensa pesquisa focada na composição dos odores felinos e sua interação com o órgão vomeronasal (VNO). Trata-se de um órgão olfatório auxiliar, localizado entre o nariz e a boca, capaz de detectar feromônios e por essa razão está envolvido nos comportamentos reprodutivos, sociais e de defesa.
“A partir deste conhecimento foi possível o desenvolvimento de um novo complexo de componentes únicos, capazes de ativar uma nova combinação de emoções. Desta forma, o novo complexo de odores felinos sintéticos selecionados finalmente fornece uma mensagem aprimorada de confiança social, ambiental e de segurança no ambiente”, conta a profissional.
Graças às mensagens avançadas da nova descoberta de odores felinos sintéticos, FELIWAY® Optimum fornece aos gatos uma mensagem de maior serenidade. Esta mensagem ajuda os gatos a se sentirem mais confortáveis e seguros em sua casa, proporcionando tranquilidade e harmonia entre os gatos que vivem juntos.
Dois estudos abrangentes, realizados no Reino Unido e nos Estados Unidos, demonstraram a eficácia do FELIWAY® Optimum em ambientes domésticos.
O estudo comparativo incluiu 216 famílias que utilizavam FELIWAY® Classic ou FELIWAY® Friends por pelo menos dois meses. A metodologia envolveu a substituição desses produtos pelo FELIWAY® Optimum durante seis semanas, seguido por um retorno ao produto original.
Os resultados mostraram melhoras significativas nos comportamentos dos gatos. Entre 69,8% e 77,4% dos proprietários relataram uma diminuição na frequência dos comportamentos indesejados e entre 64,0% e 74,2% dos proprietários notaram uma redução na intensidade dos comportamentos.
Já o outro estudo, realizado com 108 felinos com sinais pré-existentes de tensão mostrou uma redução significativa na intensidade e na frequência de comportamentos relacionados, como marcação urinária, marcação por arranhadura, medos, tensão e conflitos (em casa multicat). Oito em cada dez proprietários consideraram o FELIWAY® Optimum fácil de usar e 93% sentiram que o produto contribui para o bem-estar dos animais em comparação com o início do estudo. O índice médio de satisfação dos tutores foi de 9,1/10.
“O FELIWAY® Optimum representa um avanço significativo na comunicação felina e no manejo comportamental dos gatos. Sua capacidade de reduzir situações estressantes de forma eficaz e melhorar a convivência entre gatos e seus tutores foi comprovada cientificamente, tornando-o uma ferramenta essencial para promover o bem-estar dos gatos em um ambiente doméstico moderno” afirma Marina.
A descoberta e aplicação deste novo complexo de odores felinos marcam o início de uma nova era na convivência entre gatos e tutores.