O crítico de arte e curador Rafael Vogt Maia Rosa apresenta sua primeira exposição autoral, “Senhor das Nuvens”, entre os dias 10 de outubro e 14 de novembro de 2019, na Galeria São Paulo Flutuante. A mostra reúne um conjunto de 70 aquarelas e vídeos, realizado nos últimos quatro anos, abordando as relações entre natureza e cultura na arte contemporânea.
As aquarelas de Vogt Maia Rosa foram descobertas pela galerista Regina Boni recentemente. São, na maioria, paisagens imaginárias e inspiradas no que o artista chama “restauro da beleza natural”, em um momento especialmente crítico para política ambiental brasileira. Elas apresentam também figuras humanas nuas e pássaros, elementos pesquisados por Rafael desde seu estágio como artista convidado na Yale School of Drama, nos EUA.
“A técnica da aquarela, tipicamente das que se apreende e não se ensina, me foi transmitida por meus pais, junto à Pedagogia Waldorf. Acredito que a hipótese do artista alemão Joseph Beuys esteja certa, na medida em que cada homem é um artista e que todos, portanto, o sejamos”, diz o curador e artista. Para ele, a aquarela se distingue da pintura a óleo por uma relação mais direta com a natureza líquida da água. “Ela permite ao artista lançar a sua sorte e pensar seu percurso a partir do automatismo e do acaso, tal como em oráculos mais tradicionais como o I Ching”.
Além das aquarelas, a exposição traz experiências sonoras e vídeos sobre o carácter oracular do fazer artístico. “Acredito que uma das principais funções da arte seja nem tanto a de afirmar identidades artísticas, mas de lançar perguntas a respeito de quem nós somos ”, explica Vogt Maia Rosa.
SENHOR DAS NUVENS – RAFAEL VOGT MAIA ROSA
Abertura: 10 de outubro de 2019, às 19h
Visitação: até 14 de novembro de 2019 – Segunda a sexta, das 11h às 18h, e sábados, das 10h às 13h
Galeria São Paulo Flutuante
Rua Estados Unidos, 2186 – Jd. América – São Paulo – Tel.: (11) 3064-7019