Ao longo de três semanas, de 5 a 23 de outubro, o jazz ocupa sete unidades do Sesc SP: Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Pompeia, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José dos Campos. É o Sesc Jazz que chega à sua quarta edição, com 20 atrações nacionais e internacionais, atividades formativas e programação on-line, que exploram a diversidade musical da cena contemporânea ligada à memória afrodiaspórica, à tradição, à vanguarda e ao território.
A programação se abre para múltiplas escolas e tradições, com suas poéticas sonoras, conectando continentes, por meio de nomes consolidados no cenário artístico internacional, sem renunciar ao espaço para artistas de gerações mais recentes. Referências mundiais como a flautista norte-americana Nicole Mitchell, o pianista congolês Ray Lema, o trompetista Rob Mazurek com sua Exploding Star Orchestra (EUA), Estados Unidos, estão na grade de atrações com artistas jovens como o festejado coletivo londrino Kokoroko, liderado pela trompetista Sheila Maurice-Grey, o pianista sul-africano Nduduzo Makhathini e a cantora, percussionista e multiartista Dobet Gnahoré, (Costa do Marfim).
A presença feminina, se apresenta de forma bastante contundente nesta edição, que recebe vozes expressivas, como a da cantora peruana Susana Baca, ex ministra da cultura do Peru, e da brasileira Alaíde Costa, que dividirá o palco com sua conterrânea carioca Ilessi, em um encontro geracional voltado à música negra brasileira das últimas décadas, e Mariá Portugal, que apresenta seu disco solo, Erosão, lançado em 2021. As pianistas Macha Gharibian, armênia radicada na França, e Kathrine Windfeld, da Dinamarca, completam o time.
A tradição da música brasileira também tem grande visibilidade durante as três semanas do Sesc Jazz com projetos significativos, como a retomada do álbum Quarteto Negro, que completa 35 anos em 2022, com a presença de três de seus integrantes originais: Zezé Motta, Djalma Correa, Jorge Degas e do percussionista Rodrigo Maré, além do clarinetista Ivan Sacerdote completando a formação, que contava, em sua versão original, com Paulo Moura, falecido em 2010. Outro álbum lembrado nesta edição é Lágrima / Sursolide Suite, de Lelo Nazário, lançado há 40 anos.
Outro ponto de atenção desta edição são os concertos da Orquestra Afrosinfônica e da Orkestra Rumpilezz, ambas da Bahia, em um interessante contraponto aos projetos de Nicole Mitchell e de Rob Mazurek, ambos de Chicago, presentes nesta edição, com propostas estéticas similares de diálogo entre campos musicais distintos. A primeira, liderada pelo maestro Ubiratan Marques, apresenta repertório coadunando o conceito de música de concerto às expressões afro-brasileiras tradicionais e contemporâneas. A segunda celebra o legado de seu maestro fundador, Letieres Leite, falecido em 2021, por meio do universo artístico de outro valor da música brasileira: Moacir Santos, que neste espetáculo terá parte do repertório de seu álbum de estreia, Coisas, revisitado pelo grupo soteropolitano, por meio de seus arranjos singulares.
Ainda no campo das homenagens, a programação traz o Especial Laércio de Freitas Moderno e Eterno, com shows inéditos com a participação de sete pianistas convidados; um show com Maestro Pichu Borrelli e banda em reverência a Airto Moreira interpretando o álbum Fingers com a participação de Filó Machado e Tradição Improvisada, apresentação que une tradição e improviso em homenagem a Nelson da Rabeca, mestre da cultura popular brasileira falecido este ano, por Thomas Rohrer e Dona Benedita.
“Por meio de uma programação dedicada ao cenário contemporâneo do estilo musical, compreendido num sentido expandido, o Sesc Jazz 2022 destaca artistas provenientes, em sua maioria, do sul global. Ao realizar essa ação cultural o Sesc procura difundir e valorizar a música por meio de uma programação abrangente, o projeto visa ampliar repertórios ao compartilhar sonoridades que definem os timbres dos tempos em que vivemos, incluídas aí as reverberações que remontam mais de um século de permanente — e vigorosa — transformação”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.
Além dos espetáculos musicais, a programação do Sesc Jazz promove ações formativas presenciais e online gratuitas, que ampliarão referências, conhecimentos e pensamentos sobre a diversidade do jazz contemporâneo. Participam artistas que se apresentam no Sesc Jazz como o coletivo Abajur, formado por músicos brasileiros e franceses, em uma masterclass presencial, o bluesman André Christovam em uma oficina de guitarra e a dinamarquesa Katherine Windfeld com uma aula-show. No programa ainda, audições comentadas por pesquisadores e músicos convidados dos discos Obaluayê – Orquesta Afro-Brasileira (1957), Quarteto Novo (1967) e Elza Soares (1974).
Como nas edições anteriores, o Sesc Jazz conta com ilustrações exclusivas e neste ano o convidado é o artista Chico Shiko. Francisco José Souto Leite, mais conhecido como Shiko, é ilustrador, grafiteiro, roteirista, diretor de curta-metragem e autor de quadrinhos. Nascido e criado em Patos, sertão paraibano, mudou-se para João Pessoa aos 18 anos, quando começou a trabalhar com publicidade e a criar quadrinhos independentes, especialmente pela revista indie Marginal Zine. @chicoshiko
Confira a programação em: SESCP.ORG.BR/SESCJAZZ e nas redes sociais do @sescsp e unidades participantes
SERVIÇO
SESC JAZZ
De 5 a 23 de outubro de 2022
Sobre o Sesc São Paulo
Com 76 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 44 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações em sescsp.org.br/sobreosesc.
Recomendamos o uso de máscara
Apoio: DRAC Bretagne, Région Bretagne, Conseil Départemental du Finistère, Cidade de Brest, Embaixada da França no Brasil, Institut Français em Paris, Sacem, Spedidam, Instituto Cultural da Dinamarca, Fundo das Artes da Dinamarca
Realização:
Sesc
Venda de ingressos
A venda de ingressos será realizada em ambiente on-line a partir de 21/09, quarta-feira, 12h pelo site e aplicativo Credencial Sesc SP e presencialmente nas bilheterias do Sesc SP a partir do dia 22/09, quinta-feira, 17h, – Limite de 4 (quatro) ingressos por pessoa.
Unidades que realizarão shows do Sesc Jazz 2022:
Sesc Pompeia l Rua Clélia, 93 l (11) 3871-7700
Horário de funcionamento: terça a sábado: 10h às 22h. Domingos e feriados: 10h às 19h.
Horário da bilheteria: terça a domingo: 14h às 19h
Sesc Guarulhos I R. Guilherme Lino dos Santos, 1200 I (11) 2475-5550
Horário de Funcionamento: terça a sexta, das 9h às 21h30; sábado, das 9h às 20h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Horário da bilheteria: terça a sexta: 9h às 21h, sábados das 9h às 20h, domingos e feriados: 9h às 18h
Sesc Jundiaí I Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 I (11) 4583-4900
Horário de funcionamento: terça a sexta, 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h
Horário da bilheteria: terça a sexta, das 9h às 21h30; sábados e domingos, das 10h às 18h30
Sesc Piracicaba I R. Ipiranga, 155 I (19) 3437-9292
Horário de Funcionamento: terça a sexta das 13 às 22h; sábados, domingos e feriados das 9h15 às 18h15
Horário da bilheteria: terça a Sexta: 13h30 às 21h30; sábados, domingos e feriados: 9h30 às 17h45
Sesc Ribeirão Preto I R. Tibiriçá, 50 I (16) 3977-4477
Horário de Funcionamento: terça a sexta, das 13h às 22h; sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 18h30
Horário da bilheteria: terça a sexta, das 13h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.
Sesc São José dos Campos I Av. Dr. Adhemar de Barros, 999 I (12) 3904-2000
Horário de Funcionamento: terça a sexta, das 7h às 22h; sábados, domingos e feriados: das 10h às 19h.
Horário da bilheteria: de terça a sexta-feira, das h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
Sesc Presidente Prudente I R. Alberto Peters, 111 I (18) 3226-0400
Horário de Funcionamento: terça a sexta, das 8h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.
Horário da bilheteria: terça a sexta, das 8h às 19h30; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30 .
Unidades que realizarão ações formativas presenciais no Sesc Jazz 2022:
Sesc Vila Mariana I Rua Pelotas, 141 I (11) 5080-3000
Horário de Funcionamento: terça a sexta: 7h às 21h30; sábado: 10h às 20h30, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Sesc Guarulhos I R. Guilherme Lino dos Santos, 1200 I (11) 2475-5550
Horário de Funcionamento: terça a sexta, das 9h às 21h30; sábado, das 9h às 20h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Programação on-line: Audições comentadas:
YouTube do Centro de Música dias 05/10 (quarta), 11/10 (terça) e 18/10 (terça), às 19h.
– Plataforma Sesc Digital – sesc.digital