Nas próximas semanas, a FAMBRAS – Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, distribuirá 3 mil cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social em São Paulo. A Federação foi escolhida por entidades assistenciais do governo dos Emirados Árabes Unidos para fazer esta entrega, uma ação da campanha “100 Million Meals”.
A campanha, como o próprio nome diz, tem por objetivo distribuir 100 milhões de refeições em 20 países. Reflete os princípios humanitários dos Emirados Árabes Unidos que pretende ajudar os vulneráveis em todo o mundo, independentemente de raça, religião ou nacionalidade, especialmente neste período marcado por pandemia, insegurança, pobreza e desemprego.
Segundo o vice-presidente da FAMBRAS, Ali Zoghbi, a campanha emiradense vem ao encontro dos esforços que a Federação faz no mesmo sentido, por meio da campanha Islam contra a Fome – que desde o ano passado já distribuiu mais de 200 toneladas de alimentos. “Nunca foi tão necessário unir esforços para amenizar a dor da fome e a pobreza. A FAMBRAS sente-se honrada com a confiança em nós depositada e fará esta distribuição com muito empenho e alegria”, destaca.
Até o momento, já foram definidos três eventos de distribuição:
– 18 de junho, das 10h às 15h, na Comunidade Alba, localizada zona sul de São Paulo);
– 19 de junho, das 10h às 15h, Aldeia Tenondé Porã, na região de Parelheiros, extremo sul de São Paulo;
– 22 de junho, das 10h às 15h, no Centro de Integração e Cidadania (CIC) do Imigrante na Barra Funda, zona oeste.
Para evitar aglomerações, agentes comunitários e representantes do CIC receberam vouchers antecipadamente e os distribuíram entre as pessoas que serão beneficiadas.
Sobre a FAMBRAS e FAMBRAS Halal
Fundada em 1979, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS é uma referência em se tratando do Islam no Brasil – uma religião que conta com 1,8 bilhão de fiéis no mundo de acordo com dados do Instituto Pew Research Center.
A FAMBRAS atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático por meio de projetos educacionais, culturais e assistenciais – tanto em benefício dos muçulmanos como de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Outra missão é combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.
O trabalho da Federação conta com o apoio da FAMBRAS Halal – a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para os países islâmicos. Trata-se de um mercado crescente que, com base no Relatório do Estado da Economia Islâmica Global 2020/21, aponta que os gastos muçulmanos devem chegar a US$ 2,4 trilhões até 2024.