O Teatro Sérgio Cardoso, por meio do projeto Palco Semente Sabesp, anuncia uma temporada de espetáculos gratuitos até setembro deste ano. O espaço vai receber, ao todo, 30 atrações para crianças, que incluem apresentações musicais, teatrais e muito mais. Os ingressos, gratuitos, podem ser retirados na bilheteria do Teatro uma hora antes de cada apresentação e o espaço está sujeito à lotação. O Teatro é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).
O Palco Semente Sabesp, idealizado pela APAA e pelo Teatro Sérgio Cardoso e com patrocínio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e promover a diversidade artística. Por meio da curadoria de espetáculos de alta qualidade, o projeto oferece ao público a oportunidade de vivenciar diferentes formas de expressão cultural e de se conectar com artistas talentosos. Algumas das companhias e atrações de destaque que passam pelo espaço são Cia Paideia de Teatro, Pia Fraus, Vagalum Tum Tum, Banda Mirim, Catarsis e Ballet Paraisópolis.
Em julho, o projeto recebe os espetáculos VerDe Perto, o musical ecológico, da Belic Arte.Cultura, no dia 14 de julho, domingo, 11h; Onheama, do Pequeno Teatro do Mundo, dia 21 de julho, domingo, 11h; e Martelino e O Mistério da Vila de Madeira, da Cia Palco Del’Arte, no dia 28 de julho, domingo, 11h.
VerDe Perto, o musical ecológico, da Belic Arte.Cultura (14/7)
VerDe Perto, o musical ecológico foi criado pela cantora e compositora Renata Pizi, vencedora do Prêmio Musique em 2011 com um dos mais belos timbres da nova MPB. Com o Grupo 3 de Copas, que assina a produção e direção original, a peça traz cenas com canções que abordam temas como ecologia, reciclagem e a preservação do meio ambiente, com arranjos executados ao vivo passando por diversos ritmos como o baião, maracatu, pop e o rock ‘n’roll.
Local: Teatro Sérgio Cardoso (R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP)
Sala Paschoal Carlos Magno
Data: 14 de julho, domingo, 11h
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Duração: 45 minutos
Onheama, do Pequeno Teatro do Mundo (21/7)
Onheama significa “eclipse” em língua tupi. Através do encanto das marionetes de fio e da música, o espetáculo conta a história épica de Iporangaba, um jovem guerreiro indígena, que precisa resgatar o sol, que foi engolido pela terrível onça Xivi. Em sua saga, ele apresenta suas tradições, lendas e origens e conta com a ajuda do Boto-cor-de-rosa e de Iara, seres encantados da mitologia amazônica. O espetáculo apresenta para novos públicos o universo da ópera de maneira lúdica e divertida.
Local: Teatro Sérgio Cardoso (R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP)
Sala Paschoal Carlos Magno
Data: 21 de julho, domingo, 11h
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Martelino e O Mistério da Vila de Madeira, da Cia Palco Del’Arte (28/7)
Martelino é um simpático garoto que vive em uma vila onde todos os habitantes são
feitos de madeira. Na Vila de Madeira, os moradores atribuem valores uns aos outros baseados em suas habilidades e aparências físicas, criando um ambiente de competição e julgamento constante. No entanto, Martelino irá embarcar numa jornada de autodescoberta para encontrar a sua verdadeira singularidade e entender o seu propósito.
Local: Teatro Sérgio Cardoso (R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP)
Sala Paschoal Carlos Magno
Data: 28 de julho, domingo, 11h
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Duração: 70 minutos