O espetáculo “1975” (03 estrelas da Revista Veja SP) da autora uruguaia Sandra Massera protagonizado pela atriz Angela Figueiredo após cumprir duas temporadas presenciais em 2019 (Instituto Cultural Capobianco) e 2020 (Teatro Arthur Azevedo), estreia no dia 13 de março temporada online da peça.
1975 é um espetáculo sensível e forte conduzido pela linda iluminação cênica, vídeos e trilha sonora impactantes fortalecem a narrativa sobre a passagem do tempo e a dor pelo desaparecimento de pessoas próximas. Esvaziando a casa de seus pais Teresa encontra seu caderno e cartas que escreveu desde que seu irmão sumiu durante a última ditadura no Uruguai quando ela era adolescente. A peça teve sua direção feita a quatro mãos, por Sandra e Angela, entre o eixo São Paulo-Montevidéu.
O espetáculo é uma obra de ficção inspirada em fatos reais. O texto surgiu a partir da peça Boneco Sem Rosto, também de Sandra, criado para a convocatória para autores uruguaios e argentinos de textos curtose monólogos para os 10 anos do Teatro De La Identidad, organizado pelas Abuelas de Plaza de Mayo, realizado em Buenos Aires, Argentina. Essa convocatória tem o tema do desaparecimento de pessoas nas ditaduras do Uruguai e Argentina.
Ela partiu de uma história real que viveu na sua adolescência e nos anos da ditadura, quando cadáveres anônimos eram encontrados na costa uruguaia lançados de aviões no Rio da Prata. Estes voos ficaram conhecidos como voos da morte. 1975 ganhou o Prêmio Florêncio de Melhor texto de Autor Nacional em 2015, ano de sua estreia em Montevidéu. A montagem uruguaia estreou em 2015 fez duas turnês na França, foi montado na Argentina (2017) e agora no Brasil.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Sandra Massera
Direção: Angela Figueiredo
Co-direção: Sandra Massera
Assistente de direção: Claudinei Brandão
Elenco: Angela Figueiredo
Criação de vídeos e fotos: Nanda Cipola
Produção executiva: Cristiani Zonzini
Cenografia e figurinos: Kléber Montanheiro
Iluminação: Amarílis Irani
Trilha sonora: Branco Mello e Sandra Massera
Programação Visual: Vicka Suarez
Adaptação de artes: Erik Almeida
Adaptação e operação de luz: Reynaldo Gonzaga
Operação de som e vídeo: Nanda Cipola
Câmera: Renner Torres
Captação de áudio: Sidnei Camargos
Coordenação de montagem, desmontagem e logística: Bento Mello
Interprete de libras: Wesley Leal
Assessoria de Imprensa: Fabio Camara
Divulgação em redes sociais e técnica online: Joaquim Mello
Realização: Casa 5 Produções
SERVIÇO:
LOCAL: canal do YouTube Angela Figueiredo https://www.youtube.com/user/figueiredoangela
DATA: 13/03 até 28/03 (Sábado 22h e domingo 18h)
INGRESSOS: Gratuito
INFORMAÇÕES: @angelafigueiredo
DURAÇÃO: 60 minutos
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos