As organizações não governamentais (ONGs) e organizações da sociedade civil (OSCs) desempenham um papel fundamental na solução de diversos problemas sociais e ambientais. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 815 mil instituições do terceiro setor em atividade. No entanto, a grande maioria ainda enfrenta desafios significativos, principalmente em relação a financiamentos e sustentabilidade financeira. A última pesquisa da Doação Brasil mostra, por exemplo, que o percentual de doadores para organizações e iniciativas socioambientais encolheu de 46%, em 2015, para 37%, em 2020. Além deste cenário, a falta de acesso à informação clara e objetiva e conhecimento de como desenvolver estratégias de captação de recursos para suas iniciativas é um dos gargalos. Pensando nisso, o Projeto Lupa do Bem, da Sherlock Communications, lança o Guia de Mobilização de Recursos, um e-book voltado para orientar as organizações na busca por fontes de captação de recursos.
A publicação, disponível no portal https://lupadobem.com/guia-de-mobilizacao-de-recursos/, traz dados sobre doações no país, orientação acerca de um planejamento contínuo, a importância de uma comunicação de valor e o mapeamento das fontes de captação. Um e-book que aborda desde a elaboração de um plano de captação de recursos até o uso de tecnologia e marketing para alcançar potenciais doadores. Um trabalho que durou três meses, desde a pesquisa até a divulgação, envolvendo profissionais de comunicação, captação e design.
O e-book, segundo explica Fabiana Moreno, coordenadora de PR da Sherlock Communications, surgiu da falta de apoio e, muitas vezes, conhecimento, que pequenas organizações ou projetos têm sobre o tema e como podem ampliar sua atuação. “Existem diversas estratégias que as ONGs e OSCs no Brasil podem adotar para captar recursos de forma eficiente e sustentável. A captação pode ser realizada com diversas estratégias, como a busca por doações individuais e corporativas, além de eventos de arrecadação de fundos. É importante que essas organizações estabeleçam metas claras e definam um plano de ação detalhado para alcançá-las. Com o lançamento do e-book, nosso objetivo é ajudar instituições a localizar em que momento estão e qual a melhor estratégia a seguir”, detalha Fabiana.
Comunicação acessível – Visando proporcionar um conteúdo com linguagem acessível, o Projeto Lupa do Bem realizou uma parceria com a Pitanga.Mob, empresa especializada em engajamento e captação de recursos, para desenvolver o conteúdo do e-book. A publicação de 22 páginas esclarece termos técnicos e simplifica explicações sobre o funcionamento de editais e outras formas de captação de recursos, temas que originalmente são vistos como mais complexos pelos criadores de projetos. “O objetivo dessa parceria é diminuir as brechas entre as ONGs e o tema, tornando o assunto mais democrático. Com toda certeza, esse é o diferencial do nosso e-book”, comenta Fabiana.
Outro ponto abordado na publicação é que, além da busca pela captação, é necessário também uma comunicação transparente e eficiente com os doadores, mostrando o impacto das doações e como elas estão contribuindo para a realização da missão da organização.
O Projeto Lupa do Bem é um espaço dedicado à produção e divulgação de conteúdo de impacto social para fortalecer projetos e pessoas que causam mudanças em todo o país e são vozes das comunidades locais. A iniciativa dá voz a quem busca tornar o mundo menos desigual e incentivar as boas ações. “Nosso intuito é impactar a sociedade por meio da comunicação, além de tornar-se um grande fomentador de trabalhos de ONGs, OSCIPs e outras entidades do terceiro setor”, finaliza Fabiana Moreno. “Por meio do conhecimento é possível gerar uma rede que pode diminuir as diferenças sociais”.