O Museu de Arte de Tel Aviv foi recentemente classificado em 75º lugar na lista dos 100 museus mais populares do mundo, de acordo com a revista internacional de arte The Art Newspaper (https://www.theartnewspaper.com/)
Este é o sexto ano consecutivo que o museu é incluído na prestigiada lista anual. A classificação do ano passado colocou o Museu de Tel Aviv no 48º lugar.
A lista acompanha o número de visitantes que frequentam as exposições do museu ao longo do ano. Em 2023, o Museu de Tel-Aviv recebeu 906.350 visitantes, apesar de ter estado fechado durante dois meses devido à guerra em Gaza, em comparação com 1.070.714 visitantes em 2022.
Esta participação notável coloca-o entre instituições de renome mundial, como o Guggenheim, o MoMA, o Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, o Museu Britânico e a Tate Modern de Londres.
A diretora do Museu de Arte de Tel Aviv, Tania Coen Uzzielli, disse que foi “emocionante e significativo” fazer parte da lista, apesar do ano desafiador caracterizado pelos ataques de 7 de outubro e pela guerra subsequente.
Segundo Tania Coen Uzzielli, Diretora do Museu de Arte de Tel-Aviv “É emocionante e significativo ganhar reconhecimento internacional nos dias de hoje e ser colocado entre os principais museus do mundo. Esta conquista ganha validade adicional pelo fato de o museu ter ficado fechado ao público durante dois meses inteiros com a eclosão da guerra. Estou grato à grande multidão de visitantes que escolheram vir ao Museu de Arte de Tel Aviv e que continuam a visitá-lo mesmo nestes tempos difíceis. Graças a eles e ao trabalho criativo e valioso da equipe do museu, continuamos comprometidos em apresentar o melhor da arte local e internacional.”
A lista dos Art Newspapers deste ano foi encabeçada pelo Museu do Vaticano e pelo Museu do Louvre em Paris, ostentando o maior número de visitantes em todo o mundo.