No dia 31 de janeiro (quarta-feira), a partir das 9h30, a Japan House São Paulo promove mais uma edição do Conexões JHSP, projeto criado para promover o intercâmbio dos negócios e conhecimentos entre os mercados brasileiro e japonês. O evento online e gratuito, realizado em parceria com a empresa japonesa CYBERDYNE Inc., terá transmissão aberta ao público mediante inscrição prévia na plataforma Sympla e contará com tradução simultânea japonês-português. Esta atividade faz parte da programação paralela da exposição “Convivendo com Robôs”, em cartaz no térreo da instituição até 31 de março.
Sob a mediação do jornalista Daniel Gonzales, o painel “Conexões JHSP – Robôs na Medicina e tecnologia na jornada de cuidados aos pacientes”, busca discutir o impacto das transformações digitais na medicina, incluindo a inteligência artificial, a internet das coisas e o desenvolvimento de robôs com esse fim. Durante o evento, serão apresentados casos reais de uso em benefício dos pacientes, a evolução das pesquisas e outras aplicações nas quais as tecnologias mais revolucionárias de nosso tempo aparecem como poderosas auxiliares de uma verdadeira nova medicina.
Vindo exclusivamente do Japão para participar deste evento, Yudai Katami, Especialista em Assuntos Internacionais da CYBERDYNE, se junta aos especialistas Felipe Kitamura, diretor de inovação aplicada e inteligência artificial da Dasa; Dr. Giovanni Cerri, presidente do Conselho de Inovação (InovaHC) do Hospital das Clínicas; e Fernando Silveira Filho, CEO da Abimed. Na ocasião, comentarão sobre as inovações que já são realidade na rotina de atendimento e cuidado com os pacientes, em pesquisas e no desenvolvimento de medicamentos e tratamentos. Nesta nova realidade digital da saúde, valendo-se de recursos como a internet das coisas e a inteligência artificial, com base em conectividade de alto desempenho, toda uma nova geração de robôs é desenvolvida para expandir os horizontes da reabilitação das pessoas.
CYBERDYNE Inc. é uma empresa japonesa, fundada em 2004, na cidade de Tsukuba, Ibaraki que utiliza a Cibernética (campo de atuação que integra e combina humanos, robôs, Inteligência Artificial e sistemas de informação) para a promoção de uma sociedade em que a tecnologia e as pessoas a se ajudem mutuamente.
Sobre os convidados
Yudai Katami ingressou na CYBERDYNE Inc. em 2016 e atua como especialista na área de RP e RI. Em 2022 começou a trabalhar com a equipe de vendas e foi nomeado gerente regional da América Latina. Tem trabalhado para disseminar a tecnologia em regiões inexploradas como África e Oriente Médio por meio do envolvimento em diversas atividades de Vendas, Assuntos Regulatórios e RP.
Giovanni Cerri é professor titular de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP; presidente dos Conselhos dos Institutos de Radiologia (InRad) e de Inovação (InovaHC), do Hospital das Clínicas da FMUSP. Ele também é membro titular da diretoria da Academia Nacional de Medicina e da Academia Paulista de Medicina. É responsável pelo Serviço de Diagnóstico por Imagem do Hospital Sírio-Libanês e presidente do Instituto Coalizão Saúde (ICOS). Formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1976, fez doutorado e livre-docência na mesma Instituição. Presidiu a Sociedade Paulista de Radiologia, o Colégio Brasileiro de Radiologia e o World Federation of Ultrasound in Medicine and Biology. Foi diretor científico da Associação Médica Brasileira, presidente do Conselho e diretor geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e presidiu os Conselhos do Hospital das Clínicas da FMUSP e da Fundação Faculdade de Medicina. Também atuou como diretor da Faculdade de Medicina da USP por dois mandatos. Participou de Conselhos de diversas outras entidades, entre elas: Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Abimed (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde), FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Hospital Sírio-Libanês, Dasa e da Fundação Zerbini. Foi Secretário de Estado da Saúde de São Paulo de 2011 a 2013.
Felipe Kitamura é diretor de Inovação Aplicada e Inteligência Artificial da Dasa. Médico e gestor em inovação na saúde, tem mais de 5 anos de experiência liderando equipes interdisciplinares de IA na Dasa com foco em alcançar resultados estratégicos, de qualidade, financeiros e operacionais. Pesquisador na área de IA com mais de 20 publicações científicas, incluindo periódicos como Nature e Radiology, além de mais 10 prêmios em competições de IA. Membro do RSNA Machine Learning Steering Committee, co-presidente do SIIM Machine Learning Education subcommittee e neurorradiologista da Universidade Federal de São Paulo.
Fernando Silveira Filho é CEO da Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde (ABIMED) desde 2019. É graduado em Administração de Empresas pela FAAP/SP, com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Desenvolvimento Organizacional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há mais de 30 anos, lidera empresas nacionais e multinacionais, no Brasil e no exterior, em diversas indústrias. Nos últimos 15 anos vem atuando nos mercados de Personal e Healthcare. Participa ainda dos Conselhos do ICOS – Instituto Ética Saúde, IES – Instituto Ética Saúde e COMSAÚDE – Fiesp.
Serviço:
Conexões JHSP – Robôs na Medicina e tecnologia na jornada de cuidados aos pacientes
Quando: 31 de janeiro de 2024 (quarta-feira)
Horário: 9h30
Duração: aproximadamente 60 minutos
Gratuito. Inscrições prévias via Sympla.
O evento ao vivo conta com tradução simultânea entre os idiomas japonês e português.
Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.
Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo
Site: https://www.japanhousesp.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp