Você conhece o ceviche? O prato é tradicional da culinária peruana e costuma ser preparado com peixe cru marinado em um caldo cítrico. Geralmente é acompanhado por uma mistura de cebola roxa, coentro, pimenta e outros ingredientes regionais.
O ceviche surgiu há mais de quatro mil anos no litoral Norte do Peru e, dependendo da região do país, pode ser feito com diferentes componentes, incluindo frango, pato, batata doce, milho, banana da terra e mandioca. No seu país de origem, o prato é servido com o “leite de tigre”, um suco feito à base de caldo de peixe, limão, cebola, pimenta e ervas.
A sua popularidade tem crescido exponencialmente nos últimos anos, tornando-se um símbolo da cozinha sul-americana e cada vez mais comum em diversos restaurantes renomados. Por isso, o prato ganhou uma data comemorativa nos calendários internacionais, dia 28 de junho.
A nutricionista do Comitê Umami, Marilia Zagato, separou uma deliciosa receita de ceviche rica em umami, o quinto gosto básico do paladar humano, que pode ser adicionado de diferentes maneiras no preparo.
O principal responsável por promover o saboroso gosto umami é o glutamato, aminoácido presente naturalmente em diversos alimentos que podem compor a receita de um ceviche, como atum, e, milho, cebola, entre outros.
CEVICHE DE ATUM COM AVOCADO
(Tempo de preparo: 15 minutos [+ 15 minutos de geladeira])
Serve: 6 porções
Ingredientes
Modo de preparo
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br.