Uma pesquisa recente da Booking.com revelou que 92% dos viajantes brasileiros afirmam que passar um tempo descansando a mente é sua motivação para viajar*, ficando em primeiro lugar neste quesito entre todos os países pesquisados. Pensando nisso, e em homenagem ao Mês da Conscientização sobre o Estresse em abril, a plataforma selecionou 4 destinos globais tranquilos e ideais para viajantes zen.
Esta lista de destinos conta com belezas naturais na Costa Rica e um paraíso cultural no Japão, para ajudar os viajantes a encontrarem paz de espírito durante as férias.
Alajuela, na Costa Rica, é repleta de belezas naturais. Para tranquilizar a mente, o viajante pode relaxar nas águas das fontes Termales del Bosque, cercar-se com a paisagem do rio Celeste e seu vívido tom de azul, ou fazer uma trilha para admirar a paisagem próxima do vulcão Poás, onde o silêncio e a serenidade tomam conta do local.
Onde se hospedar: Localizado bem no meio da floresta tropical, ao lado do Parque Nacional Volcán Tenorio, o hotel boutique Rio Celeste Hideaway Hotel oferece bangalôs luxuosos com um toque rústico e moderno – além de ser uma acomodação com o selo ‘Viagens Sustentáveis’ na Booking.com, pois implementou diversas práticas ecológicas para oferecer estadias mais sustentáveis. Vale aproveitar a paz ouvindo os sons da floresta, admirando a cachoeira do rio Celeste e passeando pelo Parque Nacional Palo Verde.
A Suécia é um lugar onde estilo de vida, cultura e tradições culinárias se ligam à natureza. Estocolmo é um destino imperdível para quem quer limpar o corpo, a alma e a mente. O viajante pode navegar pelo arquipélago de 30.000 ilhas da região, ou encarar o ritual nórdico de colocar o estresse para fora por meio do suor e fazer uma viagem detox para a sauna Hellasgården, à beira do lago. É possível ver tudo o que a Reserva Natural de Estocolmo oferece com um passeio guiado a pé: admirar a vista do alto dos penhascos de granito, nadar no lago e aprender a acender uma fogueira.
Onde se hospedar: Localizado no centro histórico de Estocolmo, o Victory Hotel oferece quartos com temática naval inspirados em sua própria coleção de antiguidades marítimas. O hotel também possui a certificação ‘Viagens Sustentáveis’ da Booking.com devido às práticas sustentáveis adotadas. A acomodação também conta com acessórios de veludo, confortáveis poltronas de couro e piso aquecido no banheiro. Vale a pena relaxar no bar do hotel, aproveitar a sauna a vapor ou dar um mergulho na piscina.
A Costa Blanca tem mais de 200 quilômetros de extensão no litoral mediterrânico do sudeste da Espanha. Porém, esse destino oferece muito mais do que sol, mar e areia. Vale a pena viajar para Cartagena e mergulhar na história e tradições com um passeio cultural e gastronômico. Para apreciar a tranquilidade da natureza, o viajante pode visitar as cachoeiras do Algar ou caminhar pela imensa área de preservação da natureza em Serra Gelada.
Onde se hospedar: A poucos minutos da praia, o luxuoso Suites del Mar by Melia conta com decoração em tons pastel e madeira natural, além de oferecer um terraço com vista do mar. Uma boa pedida para os hóspedes desestressarem é o Sanarium Circuit Spa, que possui piscina na cobertura e banheira de hidromassagem com vistas do Mediterrâneo.
A cidade litorânea de Kanagawa fica perto de Tóquio e oferece praias, templos e jardins botânicos ainda melhores do que os da grande metrópole. Ali, é possível passear pelo Jardim Sankeien e explorar a sua espiritualidade com um passeio até o Templo Hasedera e o Grande Buda de Kamakura. Para ainda mais garantia de tranquilidade, o viajante pode fazer uma visita ao Lago Ashi e à Cachoeira do Pôr do Sol.
Onde se hospedar: Para ter uma autêntica experiência japonesa, o viajante pode se hospedar no Gyokutei. Essa pousada tradicional oferece quartos com piso de tatame de palha trançada e cama em futon. Situado no topo de uma colina em Hakone, o ryokan conta com uma banheira de água termal coberta com vista para os jardins, além de oferecer um serviço de massagem para relaxar.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 48.413 entrevistados em 31 mercados. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter 18 anos ou mais, terem viajado pelo menos uma vez a trabalho ou lazer nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2022. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em janeiro de 2022.