Peça chave na decoração, o sofá é um dos móveis mais utilizados nos lares e um dos mais suscetíveis a pequenos acidentes, como líquidos derramados, além do desgaste do tecido ocasionados pelo próprio tempo de uso. A blindagem tem a finalidade de aumentar a vida útil do estofado, evitar manchas e desbotamento, mas ainda é comum algumas dúvidas sobre o processo e, por isso, o CEO da rede de higienização e blindagem de estofados Sofá Novo de Novo, Eduardo Tafa, responde cinco questões sobre o tema.
Logo quando ele é adquirido, assim evita manchas e aumenta a vida útil da peça. A blindagem também não deixa a poeira entrar no tecido, o que é ótimo para as pessoas que sofrem com alergias respiratórias. No entanto, a blindagem não é recomendada caso o tecido seja couro.
O ideal é que o serviço seja realizado em um estofado novo, pois o produto utilizado no processo tem que fazer contato diretamente com o tecido do sofá e, se já for usado, precisa ter sido higienizado da maneira correta, caso contrário o produto ficará em cima da sujeira, saindo facilmente.
A manutenção deve ser sempre feita com pano com álcool e é recomendado o uso de aspirador semanalmente. Lembrando que a blindagem tem prazo de validade, tendo que ser refeita anualmente por causa do desgaste do produto com o tempo.
Os benefícios são evitar futuras manchas por líquidos e facilitar a limpeza de sujeiras sólidas. Além disso, o procedimento é realizado rapidamente, já que para blindar um estofado o tempo gira em torno de 30 a 40 minutos.
Não, o serviço é feito dentro do apartamento ou casa do cliente, sem intercorrências. Por exemplo, na Sofá Novo de Novo não utilizamos produtos inflamáveis, por isso, não há risco de acidentes.