Você está de férias e se perguntando como transportar e armazenar seus vinhos? Viagens em pleno verão pedem a companhia de bons vinhos – com moderação, é claro. Para aproveitar da melhor forma, Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, alerta que é preciso ter atenção em relação ao transporte e armazenamento dessa bebida tão amada por todos os apaixonados por vinhos.
“Para começar, é importante lembrar que o vinho é uma bebida viva que possui compostos químicos e fotossensíveis, e isto o faz continuar em transformação dentro da garrafa. A incidência de luz solar, as alterações de temperatura e umidade assim como os impactos das trepidações, tudo isto pode acelerar as alterações no líquido e levá-lo ao declínio”, observa a sommelière.
Vale ter cuidado também com a incidência dos raios ultravioletas da luz solar, presentes também em algumas lâmpadas artificiais que geram calor, energizam as moléculas e aceleram o processo de transformação do vinho, ocasionando alteração dos aromas, sabores e coloração, podendo inclusive desequilibrar o álcool e acelerar a transformação dos taninos deixando o vinho mais amargo e menos ácido. Portanto, a dica principal é não deixar os vinhos expostos a raios ultravioletas, nem ao calor excessivo e variações de umidade, porque, se não, ao invés de ter um vinho fresco e frutado, você terá um vinho cozinhado, ou até mesmo oxidado.
Outro ponto de atenção é sobre a forma de guardá-los. Nada de deixar o vinho guardado do lado de fora da casa, no quintal, na área de churrasqueira ou expostos em locais com presença de sol forte. “Deixa-os dentro de casa, em um local ao abrigo de luz e variações de temperatura e umidade. Não precisa ser em uma adega, basta manter os vinhos dentro da própria caixa de armazenamento que usou para transportá-los ou dentro de algum armário”, esclarece Thamirys.
Então, para que você não passe carão nesse feriadão com energia vibrante e contagiante, confira algumas dicas para adequar o transporte e armazenamento.
Transporte – deslocamento das viagens
- Busque levar seus vinhos em embalagens mais firmes. Dê preferência a embalagens feitas especialmente para o transporte dos vinhos, que tenham nichos para separar as garrafas, o que evita que elas batam entre si e estejam seguras para serem transportadas.
- Caso não tenha uma caixa com separações, coloque-as dentro de malas protegidas com plástico bolha ou enroladas em toalhas. O importante é que não fiquem soltas e que as garrafas não tenham atrito entre si.
Transporte em passeios
- Agora, se você quer levá-las para passear com você durante a viagem, opte por embalagens mais fáceis, como Bag-in-box ou o vinho em lata, que, além de ser mais fácil de carregar, é também mais seguro, inclusive no momento do descarte da embalagem.
- Mas se você está com sua garrafa, há algumas alternativas: bolsa de vinho (tem desde bolsas mais firmes e resistentes, até mesmo bolsas mais simples como de macramê), caixa térmica e mini coolers.
Transporte para a praia ou piscina
- Se você já carregou cerveja na caixa térmica ou no cooler, não será diferente com o vinho. Coloque de um jeito que não haja atrito entre as garrafas e seja feliz com seu vinho na praia ou piscina.
- O lado positivo de ambas possibilidades, é que além de carregar, você já garante que os seus vinhos estejam bem resfriados, na temperatura certa para uma experiência refrescante.
Dicas extras para manter a temperatura do vinho resfriada por mais tempo
- Se não tiver como manter o vinho na geladeira, tenha um recipiente com gelo perto de você: balde de gelo, caixa térmica, cooler, copo térmico, bolsa cooler de gel térmica para garrafa (uma espécie de porta garrafa térmico).
- Você pode optar por congelar frutas e colocar no vinho, assim como usar cubos de gelo artificial reutilizável.
- Para resfriar mais rapidamente sua garrafa de vinho, use gelo, sal e álcool. Acomode as garrafas num cooler ou caixa de isopor, coloque 500 g de sal, 500 ml de álcool e bastante gelo. Em seguida, mergulhe as bebidas e espere gelar. O sal e o álcool atuam “puxando” o calor, deixando-o ainda mais frio e acelerando o tempo de resfriamento das bebidas. Esse é um processo rápido, atenção para não gelar demais os vinhos. Por mais que as garrafas de vinho tenham cápsulas, limpe a borda da garrafa para tirar qualquer resquício de álcool e sal que possa ter ficado.
- Por fim, uma dica simples e prática é molhar o papel toalha com água, envolver a garrafa e colocar no freezer. A água congela no papel e ajuda a resfriar mais rapidamente o líquido da garrafa. Entre 10 e 15 minutos, você terá uma bebida mais geladinha.
Aproveite as dicas e não deixe faltar os seus vinhos na curtição de férias!