O Dia Nacional da Reciclagem, celebrado em 5 de junho, destaca a importância da reciclagem na preservação do meio ambiente e na promoção de uma economia circular. Neste contexto, a Virada ODS 2024 segue sua missão de popularizar e reunir a comunidade em torno dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas.
A Cidade que durante todo o ano promove a sustentabilidade nas mais variadas formas de políticas públicas, intensifica o compromisso rumo a Virada ODS 2024, uma oportunidade para avançar ainda mais em direção a um futuro mais inclusivo e sustentável. Atualmente São Paulo é a única cidade da América Latina a possuir centrais mecanizadas de triagem com capacidade de operarem dois turnos, 6 vezes por semana.
Agendada para os dias 22 e 23 de junho, com atividades na Praça das Artes e no Vale do Anhangabaú, a Virada ODS 2024 será um ponto de convergência para discussões e celebrações em torno dos objetivos de desenvolvimento 2024. O evento contará com a participação de diversas Secretarias da Prefeitura de São Paulo, oferecendo serviços de atendimento à população, feira de expositores, atividades infantis, intervenções artísticas, palestras e shows.
Para a edição 2024 o maior evento de ODS do mundo as palestras do Congresso ODS terão como tema a educação e o combate às desigualdades, reforçando o compromisso da cidade com uma abordagem especial para o desenvolvimento sustentável.
Deixar o tema mais lúdico e inclusivo é tarefa da simpática Vitória, a mascote da Virada ODS e novamente ela estará em diversos pontos da cidade conscientizando o público e convidando para curtir as atrações ODS durante todo mês de junho. A Virada ODS 2024 é uma realização da Prefeitura de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), e será aberta gratuitamente ao público.
Histórico da Virada ODS:
A trajetória da Virada ODS começou em 2022 e desde então tem visto um aumento notável na participação popular, alcançando mais de 11 mil pessoas em 2023. A segunda edição incluiu um documentário, “Virada de Chave”, e a introdução da mascote Capivara Vitória além de uma programação especial que contou com Olodum e grandes nomes da causa como Gabriela Prioli e Ayo Tometi.
Para 2024, foram produzidos Gibis da Turma da Mônica sobre os ODS e será lançado o programa Agentes ODS, em parceria com o PNUD, buscando capacitar alunos dos CEUs como líderes em defesa da sustentabilidade.
A III edição da Virada ODS da prefeitura de São Paulo espera alcançar números ainda maiores de público, aproximando cada vez mais a população dos temas definidos pelas Nações Unidas.
Virada ODS 2024: