A Serra Verde Express, famosa pelo icônico passeio de trem entre Curitiba e Morretes, e já consolidada como um dos maiores grupos turísticos do Brasil, acaba de lançar um novo produto turístico: é o Walking Tour pelo centro da capital paranaense.
A experiência proporciona uma nova forma de explorar Curitiba, destacando-se pela imersão cultural e histórica que só a companhia de um guia especializado pode oferecer. “Pouca gente sabe, mas a Serra Verde Express, além de operar o turismo ferroviário entre Curitiba e Morretes, é uma das maiores empresas de receptivo da região de Curitiba,” afirma Adonai Arruda Filho, diretor-geral da empresa.
“Além do trem, operamos e oferecemos vários produtos turísticos como o Tour BMW Brasil, a Experiência 4X4 no Litoral do Paraná, Bate e Volta para a Ilha do Mel e, mais recentemente, o Walking Tour pela capital paranense”, pontua.
Um passeio enriquecedor
O Walking Tour é uma experiência de pouco mais de duas horas, cobrindo aproximadamente 2 km e passando por dez dos pontos turísticos mais emblemáticos do Centro Histórico de Curitiba. Durante a caminhada, os participantes têm a oportunidade de mergulhar na história local, descobrir segredos e admirar a cidade sob uma perspectiva totalmente única.
O passeio começa no Paço da Liberdade, um ícone arquitetônico da cidade, localizado na Praça Generoso Marques. De lá, os participantes seguem para a Praça Tiradentes, o coração histórico de Curitiba. Outros pontos de destaque incluem a majestosa Basílica de Curitiba, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, e o Memorial de Curitiba, que preserva e celebra a rica cultura local.
A parada no Cavalo Babão, uma escultura interativa que se tornou um símbolo lúdico da cidade, traz à tona, por exemplo, uma Curitiba onde o único meio de transporte era o cavalo. Dali, o passeio segue pelo histórico Palácio Garibaldi e as misteriosas Ruínas de São Francisco, proporcionando um mergulho nas histórias de tempos passados.
“Quem participa do Walking Tour fica sabendo que Curitiba já foi capital do Brasil por três dias e que um pente quase causou uma revolução na cidade”, adianta Patrick dos Santos, assessor de produtos da Serra Verde Express.
Além de fatos curiosos, a caminhada passa por ícones da arquitetura regional, como o Museu Paranaense e a Rua das Flores, a primeira rua exclusiva para pedestres no Brasil. “Não podíamos deixar de lado o ponto de encontro curitibano, a Boca Maldita, e também a charmosa Praça Osório”, completa Patrick.
Quem pode participar
“O Walking Tour é uma atividade perfeita para todas as idades, proporcionando uma experiência acessível e envolvente para famílias, grupos de amigos e viajantes solitários. Além de ser uma maneira saudável e ecológica de explorar a cidade, caminhar pelo centro histórico de Curitiba permite uma conexão mais íntima com os pontos turísticos e suas histórias”, reforça Patrick.
De acordo com ele, guiados por profissionais experientes, os participantes não só visitam os principais marcos, mas também descobrem curiosidades e segredos que não estão nos guias tradicionais. Para o assessor, caminhar por um destino turístico oferece uma combinação de cultura, história e lazer ao ar livre, promovendo bem-estar físico e mental, enquanto se desfruta das belezas e riquezas culturais da capital paranaense.
Horários e Reservas
O Walking Tour está disponível em dois horários: às 9h da manhã e às 14h da tarde, com ponto de encontro no Paço da Liberdade. Há uma tolerância de 15 minutos para o início do tour. O preço do passeio inclui um guia de turismo que conduzirá a experiência em português. Também é possível também solicitar um guia em outro idioma com antecedência mínima de três dias. informações e reservas no site www.serraverdeexpress.com.br.