Com o objetivo de incentivar a população a combater o sedentarismo, desde 2005, o Hospital Cardiológico Costantini realiza anualmente a Caminhada do Coração. Em 2020, porém, com a pandemia e a necessidade de se evitar aglomerações, o evento terá uma edição especial. Entre os dias 21 e 28 de setembro, semana que antecede o Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29, o hospital convida a todos a realizar 30 minutos de caminhada por dia ou 150 minutos dentro de uma semana, respeitando os critérios de segurança e distanciamento social.
A caminhada deverá ser realizada em local de preferência do participante, seguindo as orientações das Secretarias da Saúde e Ministério da Saúde. A indicação é para que seja em um ritmo confortável para o participante e sem ficar ofegante.
Diretor do hospital, o médico cardiologista Costantino Costantini, explica que com a impossibilidade me manter o formato tradicional da caminhada, a ideia foi manter a conscientização de prevenção da doença cardiovascular. “Não podíamos deixar esse alerta tão importante de lado. Por isso, readaptamos e convidamos vocês a caminharem no parque, na praça, no clube, no bairro, seguindo a recomendação de momento do município. Observamos um aumento de mais de 50% em casos de doenças do coração nesse período da pandemia, pessoas que deixaram de procurar atendimento médico por medo de sair de casa. É preciso estar sempre alerta para o coração”.
Para aqueles que participarem, a organização criou um selo de participação da Caminhada do Coração. Ele deve ser postado nas redes sociais ao final de cada caminhada realizada. O selo e outras orientações podem ser encontrados no Facebook e no Instagram do Hospital Cardiológico Costantini. Abaixo, você encontra as orientações gerais.
Dia Mundial do Coração
Comemorado anualmente no dia 29 de setembro, a data faz parte do mês do coração, dedicado a atividades de alerta e conscientização sobre as doenças cardiovasculares, que são umas das principais causas de morte no Brasil e no mundo. A importância destas ações justifica-se pelos dados apresentados pelo Cardiômetro, ferramenta da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) que exibe em tempo real o número de óbitos por doenças do coração no país. Em 2020, até o momento, o Brasil já registra mais de 285 mil mortes.
Orientações para realização da 16ª Caminhada do Coração – edição especial: