Desde 2005, o termo ESG (Environmental, Social and Governance) é um dos mais comentados no meio empresarial. Pode-se definir como um conjunto de boas práticas implementadas nas operações de uma empresa com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, oferecer transparência aos seus negócios, melhor gestão, preocupação com o bem estar social e com a construção de um mundo mais sustentável.
Atualmente, desenvolver as práticas ESG internamente é fundamental para assegurar que a empresa se destaque para os grandes investidores do mercado financeiro e também para o público em geral. Pesquisa realizada pela agência norte-americana Union + Webster e divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) mostrou que 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis e 70% se disseram dispostos a pagar um pouco mais por isso.
A Amcham (Câmara Americana de Comércio) realiza treinamentos de colaboradores e lideranças com programas de capacitação desenvolvidos e ministrados em parceria com instituições e especialistas do mercado, e listou cinco práticas essenciais para pequenas e médias empresas. “Buscar melhorias no longo prazo com práticas que, se implementadas de maneira incorreta, podem trazer prejuízos no curto prazo não é tão simples, e nesse ambiente existem algumas condutas de ESG surgindo e que podem ser úteis”, explica Isabella Slompo, coordenadora regional da Amcham Curitiba.
1. Viabilizar a gestão de resíduos e a conscientização da equipe
É necessário que os processos de produção sejam melhorados de forma que administrar bem os resíduos aconteça de forma eficiente. Além disso, os colaboradores precisam ser treinados e capacitados, pois eles são a peça fundamental na produção. Utilizar relatórios e, periodicamente, fazer auditorias internas são iniciativas para esclarecer a situação da empresa em relação às normas que devem ser seguidas. E, após a ação, fazer o feedback com a equipe, pontuando as melhorias necessárias.
2. Reduzir os riscos no ambiente de trabalho
Ter o cuidado com os colaboradores e com a sua qualidade de vida proporciona um ambiente seguro de trabalho. Neste caso, tenha um responsável pela segurança do trabalho para garantir que seu negócio esteja seguindo todas as regulamentações existentes.
3. Desenvolver programas de benefícios aos colaboradores
Ter colaboradores engajados traz muitas vantagens: mais produtividade, melhor atendimento ao cliente e melhor clima de trabalho para todos. E para que a equipe se sinta bem cuidada e motivada, é necessário haver a valorização do seu trabalho oferecendo benefícios diferenciados, como vale-alimentação, vale presentes, orientações nutricionais, desconto ou pagamento de mensalidades de academias de ginástica, entre outros.
4. Promover a diversidade e inclusão dentro da empresa
Promover a diversidade e a inclusão de colaboradores de várias etnias, orientação sexual, identidade de gênero, idade, classe social etc. A inclusão requer reunir essas pessoas para aproveitar o potencial criativo e profissional das suas diferenças e valorizar com igualdade as suas habilidades profissionais.
5. Implementar programas de treinamento e desenvolvimento
Para que todas essas mudanças aconteçam de forma mais tranquila e organizada é fundamental que os colaboradores estejam preparados para isso. Portanto, implementar programas de treinamento e desenvolvimento para os funcionários trará muitos benefícios para a organização, já que haverá melhores habilidades técnicas, colaboradores mais confiantes e menos erros nos processos.