O Grupo Gattu, vencedor da categoria Melhor Companhia de Teatro em 2023 pelo Blog do Arcanjo, comemora 10 anos de residência no Teatro do Sol com nova montagem para a obra de Nelson Rodrigues: “A Mulher Sem Pecado”. A direção é de Eloisa Vitz, há 24 anos à frente do Grupo Gattu e uma das principais autoridades em Nelson Rodrigues no país, com o maior número de direções de peças do autor no Brasil.
“A MULHER SEM PECADO” é um mergulho profundo na complexidade da alma humana. A riqueza psicológica dos personagens, aliada à intensidade das emoções, às contradições e às paixões, tornam esta peça genuinamente singular e provocativa. “Acredito que Nelson Rodrigues e sua obra transcendem fronteiras culturais, sendo verdadeiramente universais. Esta será a nossa sexta montagem e estamos ansiosos para continuar explorando esse universo incrivelmente rico”, celebra Vitz. Após sua segunda participação no FRINGE – o maior festival de artes do mundo, sediado em Edimburgo, Escócia – Eloisa estreia sua sexta montagem de Nelson Rodrigues, consolidando ainda mais sua posição como uma figura proeminente no cenário teatral brasileiro.
O Grupo Gattu foi indicado ao 30º Prêmio Shell na categoria Inovação, graças ao seu compromisso contínuo com o público na Zona Norte de São Paulo, em 2023, o grupo foi agraciado pela indicação ao Prêmio Governador do Estado, na pessoa de Eloisa Vitz, como destaque na categoria Teatro pelo espetáculo “Verão” e agora marca mais um capítulo em sua pesquisa teatral de sucesso sobre maior dramaturgo brasileiro.
As produções anteriores do Grupo Gattu no universo de Nelson Rodrigues lhes renderam a participação em renomados festivais internacionais, como o Ibero Americano de Teatro (com “Viúva, porém honesta” em 2009 e “Boca de Ouro” em 2011), o Festival de Curitiba (“Dorotéia” em 2010), o Festivale (“A Serpente” em 2012) e a mostra agosto 100 Nelson, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2012). Essas incursões proporcionaram ao grupo as indicações ao VI Prêmio Aplauso Brasil nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Ator, além do prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por “A Falecida” em 2018. Além disso, estas produções foram destaque entre os melhores espetáculos em cartaz na cidade de São Paulo pela Revista Bravo, Revista Veja.
Sinopse
Atormentado por um ciúme doentio, Olegário adota métodos controversos para assegurar que sua bela esposa, Lídia, lhe é fiel. Num thriller psicológico eletrizante, segredos emergem desafiando os limites entre a paixão e a obsessão.
FICHA TÉCNICA
Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Eloisa Vitz
Elenco: Daniel Gonzales, Miriam Jardim, Eloisa Vitz, Mariana Fidelis, Paulo de Almeida, Lilian Peres e Jailton Nunes.
Assistente de Direção: Miriam Jardim
Cenário e Figurino – Heron Medeiros
Iluminação – Eloisa Vitz e Newton Saiki
Trilha sonora: Eloisa Vitz
Crédito das fotos: Ronaldo Gutierrez
Equipe Grupo Gattu: Mariana Azevedo e Arthur Lopez
Arte Gráfica: Mariana Fidelis
Assessoria de Imprensa – Flavia Fusco Comunicação
Gênero: thriller psicológico
Duração: 75 min
Classificação: 16 anos
SERVIÇO
Estreia: dia 25 de maio
Temporada: até 30 de junho
Sessões as quintas, às 20h, sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h.
Gratuito
Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo
Reservas pelo Sympla
https://www.sympla.com.br/evento/a-mulher-sem-pecado/2468971?share_id=copiarlink
Local: Teatro do Sol | 60 lugares
Rua Damiana da Cunha, 413 – Santana | Telefone: 11. 3791.2023 | Whatsapp: 11. 95679.2526
Sobre o Grupo
Reconhecido pelos Prêmios Arcanjo de Cultura, Shell de Teatro, Governador do Estado, Aplauso Brasil, FEMSA Coca Cola, Melhores do Ano do Portal R7, Prêmio Zescar Melhor Acolhimento, entre outros, o Grupo Gattu celebra em 2024 vinte e quatro anos de uma carreira sólida e consagrada no cenário teatral. Seus pilares fundamentais são a Formação de Plateia, Excelência Artística, Acessibilidade e Desenvolvimento Humano.
Fundado pela atriz, diretora e dramaturga Eloisa Vitz, o Grupo Gattu tem como compromisso a criação artística de alta qualidade e rigor estético. Com uma rotina diária de ensaios e uma dedicação contínua à pesquisa, buscamos sempre oferecer o melhor em arte, cultura e entretenimento de forma gratuita para a população.
Em 2022 e 2023, o Grupo Gattu teve a honra de participar do Edinburgh Fringe Festival, o maior festival de artes do mundo, sediado na Escócia, representado por Eloisa Vitz.
Mais de 250 mil pessoas já se divertiram, emocionaram e tiveram suas vidas transformadas pelas experiências proporcionadas pelos nossos espetáculos. São adultos, jovens e crianças do mais variado perfil econômico que, muitas vezes, tem a oportunidade de assistir, pela primeira vez, uma peça de teatro.
Reconhecendo o teatro como uma experiência artística completa, o Grupo Gattu acolhe seu público desde o momento da recepção até os aplausos finais, tratando cada espectador como um convidado especial. Com uma linguagem inovadora, ingressos gratuitos e ações de acessibilidade e educação, buscamos incentivar a participação de todos, valorizando e respeitando a diversidade e a pluralidade da nossa comunidade.
Para saber mais sobre o Grupo Gattu, visite nosso site: http://www.gattu.com.br/
Sobre Eloisa Vitz
Eloisa Vitz fundou e dirige o Grupo Gattu há 24 anos. Além de atriz e diretora, é dramaturga e autora de 11 livros. Possui formação pela EAD – Escola de Artes Dramáticas da USP, é Bacharel em Direito e Letras, e possui Pós-Graduação em História da Arte.
Eloisa é uma das maiores autoridades em Nelson Rodrigues no país, sendo a artista que dirigiu o maior número de espetáculos do autor no Brasil. Esta notória habilidade lhe rendeu também a indicação ao VI Prêmio Aplauso Brasil, na categoria de melhor atriz, pelo trabalho em “A Falecida” de Nelson Rodrigues (2017).
À frente do Grupo Gattu, Eloisa realizou diversos espetáculos memoráveis, incluindo “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente (2008), “Viúva porém Honesta” de Nelson Rodrigues (2008/2009/2011), “Dorotéia” de Nelson Rodrigues (2008/2009/2010/2011), “Boca de Ouro” de Nelson Rodrigues (2010/2011/2012), “Serpente” de Nelson Rodrigues (2011/2012), e “A Falecida” de Nelson Rodrigues (2017/2018), além de “A Todo Vapor” de Artur Azevedo (2023).
Eloisa também é autora dos textos das peças “Rapunzel” (2012/2013/2014), indicada ao Prêmio FEMSA de melhor texto adaptado para teatro infantil, “Frisante” (2013), “Reino” (2014), vencedora do prêmio de melhor texto do Portal R7, “Reino 2” (2015), “Amor” (2015/2016), “Cinderela” (2016), “Fortuna” (2016/2017), “Graça” (2017), “Bela e a Fera” (2018), “Glória” (2019), “A Roupa Nova do Rei” (2019), “Chapeuzinho Vermelho” (2021), “Verão” (Indicada ao Prêmio Governador do Estado) (2022) e “Inverno” (2023).