Em meio à era digital e ao aumento do tempo de exposição das crianças às telas, a busca por alternativas que promovam o desenvolvimento saudável dos pequenos tem se tornado cada vez mais relevante. Nesse contexto, os acampamentos educativos têm se destacado como uma opção que alia diversão, aprendizado e contato com a natureza, ao mesmo tempo que proporciona uma oportunidade de detox digital.
De acordo com o levantamento da TIC Kids Online Brasil, que entrevistou mais de 2,7 mil famílias com filhos entre 9 e 17 anos no país, em 2023, 24% dos jovens tiveram seu primeiro acesso à internet ainda na primeira infância, ou seja, antes dos seis anos de vida. Esse número é 13% maior em relação a 2015, o que coloca pais e educadores em situação de alerta.
O Aruanã Acampamentos e Eventos tem se dedicado, há mais de 30 anos, a oferecer experiências únicas e enriquecedoras para crianças e jovens, em Embu-Guaçu/SP. Com uma estrutura completa de 260 mil metros quadrados, no coração da Mata Atlântica, o espaço recebe não só diversos grupos de escolas, como também empresas, igrejas, crianças e grupos em geral para proporcionar momentos de aprendizado, diversão e contato com a natureza.
Durante as férias escolares, por exemplo, o Aruanã realiza suas tradicionais Temporadas de Férias, recebendo crianças e jovens de diversos lugares para uma programação repleta de atividades recreativas, esportivas, culturais e de integração.
“O contato com a natureza e a prática de atividades ao ar livre são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças e jovens. E, no Aruanã, oferecemos um ambiente seguro e acolhedor, onde eles podem explorar a natureza, vivenciar desafios, desenvolver habilidades socioemocionais e criar memórias afetivas para toda a vida”, destaca Camila Gaudio, diretora do Aruanã e vice-presidente da Associação Brasileira de Acampamentos Educativos (ABAE).
Além das atividades recreativas, o Aruanã também oferece programas educativos, como os Estudos do Meio, que permitem aos alunos vivenciarem na prática o que aprenderam em sala de aula, explorando temas como sustentabilidade, meio ambiente, história e cultura. Essas experiências pedagógicas contribuem para a formação de cidadãos conscientes e engajados, despertando o interesse pelo conhecimento de forma lúdica e significativa, promovendo o desenvolvimento de importantes soft skills.
Camila ressalta que a sustentabilidade também é um pilar fundamental do Aruanã, que busca não apenas praticar ações sustentáveis em seu dia a dia, mas também envolver seus clientes em projetos ambientais. “Nosso objetivo é sensibilizar as crianças e jovens para a importância da preservação do meio ambiente, despertando nelas a consciência ecológica e incentivando-as a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades”, explica.
Em sua estrutura, o Aruanã conta com acomodações confortáveis, quadras, campos, tirolesa, piscinas, refeitório, salão coberto, e cozinha industrial. Além disso, o acampamento oferece uma equipe de profissionais qualificados e experientes, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os participantes, independentemente da sua idade.
Sobre o Aruanã Acampamentos e Eventos:
Localizado em Embu-Guaçu/SP, a apenas 35 km da Marginal Pinheiros, o Aruanã Acampamentos e Eventos é um espaço rodeado pelo coração da Mata Atlântica que recebe grupos de escolas, empresas, famílias e igrejas para hospedagem, acampamentos e eventos corporativos e sociais. Com mais de 30 anos de experiência, sua missão é proporcionar momentos de diversão, aprendizado e contato com a natureza para crianças, jovens e adultos, prezando pela sustentabilidade e desconexão com as telas digitais. Site: aruana.com.br