Após meses em casa, praticamente 100% dos estudantes do Colégio Renascença, em São Paulo, voltaram a se reunir com colegas e professores. No retorno ao presencial, a instituição está aproveitando as áreas verdes da sede para aulas ao ar livre. Sob a luz da ecologia, os alunos estão aprendendo como diminuir a emissão dos GEE (gases de efeito estufa), promovendo o cultivo orgânico de hortaliças, e de outras espécies, utilizando o húmus e o biofertilizante produzidos através dos resíduos do lanche e do almoço. Além disso, aprendem a reaproveitar resíduos, produzindo papel reciclado, sabão e enviando recicláveis a cooperativas e programas de coletas indicados pela TerraCycle (programa Faber-Castell; programa Nestlé e outros).
Com cinco minhocários, os estudantes têm aprendido sobre a atuação das minhocas, abrindo caminhos para uma legião de microrganismos, promovendo a ciclagem da matéria orgânica. As protagonistas do processo contribuem na trituração, aeração e drenagem dos nossos resíduos orgânicos. A produção do biofertilizante está na marca de 5L por semana e com isso é possível ceder o excedente a comunidade escolar, fertlizando hortas domésticas.
A investigação pulsa no processo de tratamento dos resíduos orgânicos. Há exploração de outras técnicas de compostagem, como o método Takakura. onde se altera o inoculante- “sopa” de microorganismos – que transformam os resíduos em material que será absorvido pelas plantas. Ao invés de usar o húmus da minhoca esses fermentos diferentes agem de forma específica nas estruturas presentes nos resíduos, promovendo aceleração do processo.
Teto Verde
A preocupação ambiental sempre esteve em pauta no Colégio Renascença, mas não era possível imaginar o valor que esses espaços ganharam nos últimos meses – quando se tornaram essenciais para o bem-estar e segurança dos estudantes, além de espaços de aprendizagem ativa. Um dos ambientes mais requisitados é o Teto Verde localizado no 3° andar da instituição.
O espaço segue os princípios da permacultura urbana e conta atualmente com diferentes setores, contendo plantas medicinais; plantas bioindicadoras de poluição; plantas para extração de biocombustíveis; PANCs e outras hortaliças. Em aderência à horta contamos com um laboratório que propõe estudos dos solos e seus impactos; extração de biocombustíveis e óleos essenciais; estudo e construção de protótipos para exploração de energias renováveis.
Durante o isolamento social, nem todos os estudantes puderam estabelecer um contato mais próximo com a natureza. Assim, o colégio está incentivando o contato mais intenso com as área desde a Educação Infantil.
Mudanças Climáticas e Pandemia
O projeto educacional do Colégio Renascença está diretamente ligado a busca de soluções para os problemas complexos que envolvem a contemporaneidade, por isso, a Pandemia não poderia ficar fora da sala de aula. Os alunos montaram um Mural do Clima, uma iniciativa do Climate Reality com projetos no Brasil, que propõe identificar e articular as relações causa e efeito das mudanças climáticas. A dinâmica é feita através de cartas e de forma colaborativa e está trazendo reflexões importantes para os alunos, tanto no reconhecimento dos projetos já trabalhados na escola, como na necessidade da proposição de outros caminhos.
Para saber mais informações sobre os projetos socioambientais do Colégio Renascença, acesse: www.renascenca.br