A Fahrer, premiado estúdio de design de mobiliário autoral, presenteia São Paulo com uma fachada inspirada no Cubo Mágico. A transformação visual do prédio onde está localizado seu showroom, que pode ser conferida por quem passa pela Alameda Gabriel Monteiro da Silva, epicentro do design de São Paulo, foi inspirada no lendário quebra-cabeças, que completa 50 anos em 2024.
Criado pelo professor de arquitetura húngaro Ernö Rubik em 1974, o Cubo Mágico foi concebido como um quebra-cabeças colorido, tridimensional e rotativo, tornando-se posteriormente, um ícone cultural. Seu propósito original, segundo Rubik, era desenvolver as habilidades de pensamento, estratégia e geometria de seus alunos na época.
Agora, essa mesma essência de provocação é refletida na nova fachada da Fahrer. O uso das cores primárias e secundárias na arquitetura desempenha um papel importante na maneira como o ser humano percebe o mundo à sua volta. O colorido, inclusive, tem poder de despertar sensação de bem-estar e até mesmo moldar a percepção da qualidade dos espaços urbanos.
(Créditos: Max Fahrer)
Sérgio Fahrer, designer e fundador do estúdio, falou sobre o conceito por trás da mudança no showroom: “A ideia era usar a fachada do showroom para presentear a cidade com uma provocação colorida. Você já viu um Cubo Mágico gigante em São Paulo? Nos propusemos a criar algo que não apenas cativasse visualmente, mas também provocasse uma reflexão sobre a interseção entre arte, beleza e arquitetura. O Cubo Mágico personifica esse conceito de forma única, assim como o nosso design autoral”. Descubra a mágica.