Em setembro de 2022, o projeto Arte Educar, idealizado pela Pôr do Som Produções, iniciou uma série eventos culturais gratuitos por espaços culturais e escolas públicas da periferia da cidade de São Paulo. A programação é destinada a alunos da educação infantil, do ensino fundamental e médio, bem como para seus familiares e a comunidade.
O CEU Butantã recebe, no dia 29/9, a oficina Cantos do Mundo (às 10h), com Cris Miguel, para todas as idades. Na sequência tem o grupo Pequeno Coração Caipira (às 14h) com o show Caipira Caiçara que reúne canções, causos, modinhas, adivinhas, simpatias e trava-línguas. Já no dia 29/9, no mesmo local, Igor Bueno (às10h) apresenta espetáculo com diversos ritmos e danças como bumba meu boi, cacuriá, tambor de crioula, lelê baralho, samba de roda e ciranda; e o Grupo Paranapanema (às 15h) promete muita diversão com o show Segura Nessa Pisada que reverencia o jongo, batuque de umbigada, samba de bumbo, samba de terreiro, congado e terno de Moçambique.
Ao todo, o projeto realiza 30 espetáculos presenciais – que incluem shows musicais infantis, contação de histórias, teatro de bonecos e mamulengos, cantigas de roda, literatura popular e manifestações populares – e 6 oficinas sobre cultura popular brasileira que estimulam a criatividade e a imaginação, além de 4 shows online, disponibilizados no YouTube/pordosomcultural.
Os grupos selecionados para o projeto são reconhecidos pelo trabalho voltado às crianças e aos adolescentes, realizando trabalhos de relevância no âmbito da cultura popular, da arte-educação e da diversidade cultural. São artistas que buscam elucidar temas sociais e usam a arte como ferramenta para a transformação da sociedade. Entre eles: Cia. Cabelo de Maria, Grupo Girasonhos, Meu Pequeno Coração Caipira, Cris Barulins, Paulo Bira & Brasileirinhos, Lili Flor & Paulo Pixu, Inimar dos Reis, Marco Vilane, Luana Bayô, Grupo Paranapanema, Zé Eduardo, Igor Bueno, Grupo Pé de Vento, Jonathan Silva, Cris Miguel, Ana Maria Carvalho e outros.
Segundo o idealizador e diretor artístico Sergio Mendonça, o Arte Educar tem como objetivo promover o acesso de todos à cultura popular brasileira (teatro, música, poesia e literatura). “O projeto pretende contemplar um público de mais de 10 mil pessoas, principalmente na faixa etária entre 2 e 15 anos, além das comunidades ao redor das instituições, familiares, professores e funcionários das escolas e espaços culturais”. Ele comenta sobre a cidade de São Paulo oferecer uma infinidade de opções culturais que, na maioria das vezes, não chegam às crianças e aos jovens das da periferia. “É nesse ponto que o Arte Educar se impõe com uma iniciativa plural, levando cultura, lazer e conhecimento para seus próprios territórios”. E completa: “é importante que haja aproximação e identificação desse público, muitas vezes em situação de vulnerabilidade social, com o que lhe é oferecido. Por isso o projeto reúne profissionais de talento e produções artísticas de qualidade ímpar, nas quais o lúdico e a diversão passam pela diversidade cultural e pela raiz brasileira”.
Esse projeto é realizado por meio do Pro-Mac, Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com patrocínio da Meta.
FICHA TÉCNICA | Arte Educar – Idealização: Pôr do Som Produções. Produção executiva: Sérgio Mendonça. Direção de produção: Leonardo Escobar. Direção artística: Sérgio Mendonça. Projeto gráfico e comunicação: Patrick Karassawa. Assistência de produção: José Marcos e Igor Pires Bueno. Direção de arte e cenografia: Iva Pinheiro. Engenharia de som: Rodrigo Carraro e Gustavo do Valle. Vídeos: Estúdio 185. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Realização: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo – Pro-Mac. Patrocínio: Meta.
Programação | Setembro
Grátis. Duração: 60 minutos. Classificação: Livre para todos os públicos.
· 27/9 (terça) – CEU Butantã
Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 – Jd. Esmeralda. SP/SP. Tel: (11) 3732-4550.
10h – Oficina: Cantos do Mundo | Ministrante: Cris Miguel
A oficina apresenta cantos tradicionais de várias partes do mundo, por meio de brincadeiras musicais, histórias, exercícios vocais, ritmo, percussão corporal e danças. “Vamos aprender a cantar em diferentes línguas de forma fácil e divertida”, brinca a atriz. O objetivo é vivenciar o contato com culturas de diferentes países, além de estimular o gosto por práticas de musicalização, ampliar o universo artístico e cultural e desenvolver potencialidades por meio de atividades lúdicas.
14h – Show: Pequeno Coração Caipira – em Caipira Caiçara
Meu Pequeno Coração Caipira é um grupo de artistas que tem um reconhecido trabalho prestado à produção cultural para crianças, bem como para a cena musical e teatral. Em Caipira Caiçara os artistas celebram a cultura tradicional caipira, fugindo de estereótipos e rótulos, por meio de canções, causos, modinhas, adivinhas, simpatias e trava-línguas em uma apresentação repleta de humor e poesia. O espetáculo propicia um mergulho nesse universo tão presente no cotidiano de muitos e na formação da identidade cultural do nosso povo em momentos ímpares de humor, encantamento e brasilidade.
· 29/9 (quinta) – CEU Butantã
Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 – Jd. Esmeralda. SP/SP. Tel: (11) 3732-4550.
10h – Show: Igor Bueno
Igor Bueno é compositor, multi-instrumentista, intérprete, poeta e educador musical. Com formação em Licenciatura em Música pela UNESP, nasceu e cresceu no Grupo Cupuaçu, cujo trabalho fomenta a cultura popular brasileira, principalmente maranhense, por meio de diversos ritmos e danças como bumba meu boi, cacuriá, tambor de crioula, lelê baralho, samba de roda e ciranda. Atualmente, dedica-se também ao trabalho autoral de canções que abarcam o universo da música popular brasileira e sua diversidade de ritmos.
15h – Show: Grupo Paranapanema
O Grupo Paranapanema apresenta o show Segura Nessa Pisada mostra a influência das vivências dos integrantes do grupo com as comunidades e os mestres da cultura popular no jongo, batuque de umbigada (Piracicaba, Tietê e Capivari), samba de bumbo, samba de terreiro (interior de SP), congado e terno de Moçambique. Suas vivências passam também por mestres e compositores contemporâneos ligados ao samba e às linguagens musicais de São Paulo, durante a trajetória de mais de 15 anos.
Atrações de outubro e novembro serão divulgadas, oportunamente.