Na data em que se celebra o Dia Mundial da Água, o Parque Natural do Pedroso – importante área de proteção e recuperação dos mananciais do ABC – ganha um novo mural com arte em grafite. A pintura remete à fauna e à flora da Unidade de Conservação e a intervenção artística integra uma série de melhorias e revitalizações realizadas na área verde.
O mural é obra dos grafiteiros Marcos e Puma, do coletivo Guerra das Cores, e deu à marquise do parque um colorido especial e instagramável, ou seja, que poderá ser apreciado pela população, despertando o desejo das pessoas em fotografar. A área da marquise, que fica próxima à ciclovia da Estrada do Pedroso, também recebeu melhorias como pintura e manutenção na antiga construção que abrigava os sanitários do local, que foram desativados.
“É um ato muito positivo para o parque, que tem uma paisagem linda. Eu mesmo sempre passo por aqui e nunca tirei foto da marquise, mas fiz isso agora porque a pintura me chamou a atenção. Isso traz inspiração e alegria para quem vê, o que inibe até pichações”, comentou o aposentado Odilon Ferreira Santana, 66, morador do Jardim Santo André.
Diversas áreas do Pedroso foram reformadas ou revitalizadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) entre o ano passado e o início deste ano. Os trabalhos se concentram na reforma completa do prédio administrativo (localizado em frente ao playground), onde foram alocadas as equipes da autarquia, que atuam diretamente no local, além da reforma dos vestiários e do depósito usados pelos funcionários. Outros locais da Unidade de Conservação ainda vão receber outras intervenções artísticas.
Os frequentadores do parque também ganharam uma instalação exclusiva onde será possível realizar o empréstimo das grelhas das churrasqueiras. Além disso, a portaria principal e o mirante receberam nova pintura e os sanitários públicos e o bebedouro foram revitalizados. A quadra de basquete ganhou uma nova tabela e equipamentos para manutenção da área verde também foram adquiridos, como serras e roçadeiras. Todas as intervenções foram realizadas por meio de compensação ambiental, ou seja, sem custo para o Semasa.
Do ponto de vista da água e da preservação dos recursos hídricos, o Parque Natural do Pedroso apresenta uma rede hídrica importante. A microbacia do córrego Pedroso fica totalmente dentro do parque, com 33 nascentes e 15 lagos. O Pedroso é uma Unidade de Conservação Integral desde 1998 e abriga importante remanescente de Mata Atlântica. Por isso, é também uma área verde integrante da Reserva da Biosfera e uma local de proteção e recuperação de mananciais da Bacia Hidrográfica Billings-Tamanduateí. O parque forma uma barreira natural entre a área urbana e o espelho d’agua da Represa Billings, reservatório que abastece grande parte do ABC. O local faz ainda conexão com o Parque Estadual da Serra do Mar.