A Consciência Negra, expressão que designa a percepção histórica, cultural e que representa também a luta contra a discriminação racial e a desigualdade social, é uma das datas mais importantes do nosso país.
Visando relembrar a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade, o Teatro Bradesco realiza, no próximo dia 19 de novembro, a live “Arte Negra”. O evento contará com a participação de nomes consagrados como Mahmundi, Paula Lima, Péricles, Seu Jorge e Majur.
No repertório músicas como Mina do Condominio, Burguesinha, Qual é a Sua, O Tempo Não Para, Última Dança, Zé do Caroço, melhor Eu Ir, entre outras, prometem animar o público.
Além disso, os mestres de cerimônia Zezé Motta e Ailton Graça conduzirão as apresentações, o bate-papo e todas mensagens especiais.
“Eu estou nessa luta há mais de 50 anos e toda vez que meu telefone toca e me convidam para participar de algum evento para falar de racismo, eu penso: Meu Deus! Até quando ainda teremos que nos reunir para discutirmos sobre isso? Desde que entrei para o movimento negro, lá pelo final dos anos 70, diziam que não existia racismo no Brasil e que estávamos importando um problema que era dos EUA, lutei e dei muita cotovelada pra mostrar que o racismo existia por aqui. Hoje, a minha luta é antirracista, continuo lutando e denunciando, mas na Consciência Negra, uma data necessária para essa reflexão, foco nas conquistas e não apenas em falar de cicatrizes”, declarou Zezé Motta.
A live “Arte Negra” será transmitida ao vivo gratuitamente e com exclusividade, a partir das 20h, no canal do Teatro Bradesco no YouTube.
A programação cultural nas redes sociais do Teatro Bradesco teve início em abril de 2020 no Instagram e em agosto de 2020 no YouTube, após o fechamento do seu espaço físico durante a pandemia. A cada mês, artistas, músicos e palestrantes protagonizaram várias parcerias em formatos inéditos e inusitados no Instagram e no YouTube, como Seu Jorge, Daniel Jobim, Leandro Karnal, Maurício de Sousa e Turma da Mônica, Oswaldo Montenegro, Ana Carolina, Karen Hills, Alceu Valença, Gal Costa, Raça Negra, Elba Ramalho, Raimundo Fagner, Toni Garrido, entre outros.
Já a live “Bastidores do Rock” reuniu Andreas Kisser, Mingau, Mario Fabre, Lan Lanh, Dinho Ouro Preto, Samuel Rosa, Nasi, Erika Martins e Clemente. Já a homenagem especial ao Dia dos Pais teve Luciana Mello (filha de Jair Oliveira), Simoninha (filho de Wilson Simonal) e Max Viana (filho de Djavan), Nando Reis, Daniel, Renato Teixeira, Gabriel Pensador, Deena Love, entre outros.
Projeto Online
Frente aos desafios impostos pela crise do novo coronavírus, o teatro se reinventou e atualmente vem oferecendo programação especial e de qualidade na internet, tendo como pilar trazer sempre artistas, músicos e palestrantes, de diversos perfis e segmentos, em parcerias e formatos inéditos.
Retomada Teatro Bradesco
As atividades presenciais do Teatro Bradesco atendem a todas as recomendações dos órgãos de saúde, como obrigatoriedade de apresentação do comprovante de vacinação (físico ou digital) na entrada e uso de máscara. Além disso, os canais de compras dos ingressos contribuem no distanciamento e flexibilidade. A compra dos ingressos pode ser feita no site do teatro e totens localizados em frente ao espaço.
Acessibilidade
Todas as transmissões ao vivo contam com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. As apresentações no YouTube têm audiodescrição e Libras. Já as lives no Instagram contam com libras e comunicação com a descrição #pracegover e #pratodosverem.
Bradesco e a cultura
Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. Assim como o Teatro Bradesco, muitas instituições e espaços culturais apoiados pelo banco promoveram ações para que o público possa continuar se entretendo – ainda que virtualmente – durante a pandemia da Covid-19. Em 2020, o banco lançou o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição. Visite em cultura.bradesco.
Cultura de consciência negra
Em 2019, o Bradesco lançou o projeto “Bravoz”, com o objetivo de desconstruir um pensamento isolado de “Dia da Consciência Negra” e abrir espaço para a “Cultura da Consciência Negra”, dando protagonismo e voz à população negra que, com toda a sua brasilidade, transforma diariamente a sociedade.
Ao longo dos 12 primeiros meses do projeto, artistas das mais variadas áreas, entre cantores, fotógrafos, painelistas, grafiteiros e desenhistas, compartilharam em lives mensais suas histórias de empreendedorismo, carreira e dividiram com a audiência as experiências de serem artistas negros no Brasil.
A segunda temporada do projeto, será marcada pela produção do filme “Bravoz Ubuntu”, um curta-metragem de aproximadamente 15 minutos com estreia no próximo dia 20 de novembro no Youtube do banco.
Bravoz faz parte da plataforma #AliadosPeloRespeito, movimento criado pelo banco para discutir, interna e externamente, causas relacionadas à equidade de gênero, etnias, pessoas com deficiência e o universo LGBTI+. A partir dele, nasceram os grupos de afinidade, formados por funcionários, que discutem visões e processos de melhoria interna que ajudam a empresa a seguir evoluindo e dando alicerce para ações externas como esta.
Opus Entretenimento
Celebrando 45 anos em atividade, a Opus Entretenimento acredita no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, trazendo ao Brasil grandes artistas nacionais e internacionais. Administradora de teatros pelo Brasil nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, também faz a gestão artística de importantes nomes da música e do entretenimento brasileiro como Luccas Neto, Daniel, Maurício Manieri, Seu Jorge, Alexandre Pires, Hello Adele Tribute e Sinatra 1915 Tribute.
A Opus disponibilizou também uma nova experiência digital com muito mais praticidade e qualidade ao lançar recentemente sites mais rápidos, modernos, otimizados e responsivos, com mais praticidade para pesquisar informações e agilidade na hora de adquirir ingressos para cada evento. Acesse opusentretenimento.com e confira.