A organização global Compassion in World Farming anunciou os vencedores dos prêmios Good Farm Animal Welfare Awards, em uma cerimônia em Londres. Os prêmios são o ponto alto do programa de Food Business da Compassion, oferecendo a oportunidade de mostrar o trabalho de empresas de alimentos em todo o mundo que fazem melhorias genuínas e significativas na vida dos animais de produção e na sustentabilidade de suas cadeias de suprimentos. No Brasil, o Carrefour é vencedor em duas categorias, resultado de uma campanha de marketing com objetivo de educar os consumidores para um consumo consciente e no compromisso com a venda de ovos de granja livres de gaiolas até 2025. No total, foram 27 prêmios em todo o mundo, que devem beneficiar mais de 138 milhões de animais a cada ano.
Quando a Compassion lançou seu programa Food Business há mais de 12 anos, sua missão era elevar os padrões básicos para animais de criação em todas as cadeias de suprimentos das principais empresas de alimentos. Dada a urgência da crise climática, da natureza e da saúde, o programa está evoluindo para incorporar uma abordagem mais holística para um futuro sistema alimentar adequado, incentivando mudanças no trato de animais de fazenda, redução na dependência de alimentos de origem animal e uma mudança para uma agricultura mais regenerativa e em equilíbrio com a natureza.
O Carrefour tornou-se o primeiro varejista a ser premiado no Brasil, nas categorias Good Egg Commendation, por seu compromisso com ovos de marca própria, e também o Best Retailer Marketing Award. Este último é resultado de uma campanha de marketing desenvolvidas em suas lojas para educar os consumidores sobre o conceito de ovos sem gaiolas, importante em uma região onde as diferenças entre ovos convencionais, livres de gaiolas, caipiras e orgânicos e os impactos que cada um tem sobre os animais são praticamente desconhecidos.
Usando cartazes nas lojas e utilizando seu sistema de comunicação por sistema interno de som, o Carrefour está promovendo seu compromisso de ter ovos de marca própria 100% livres de gaiolas até o final de 2025, levando os consumidores na jornada com eles. Este é um empreendimento importante em uma região onde os preços das proteínas baratas fazem toda a diferença e a maioria dos consumidores opta pela opção mais em conta. Ao ensinar os consumidores sobre os impactos no bem-estar dos animais de produção, o Carrefour espera mudar a escolha popular para ovos livres de gaiolas.
Se for bem-sucedida, essa medida terá um enorme impacto na vida de milhões de galinhas em um país onde a maioria dos ovos atualmente vem de sistemas de gaiolas.
“Na sua ambição de liderar a transição alimentar, o Grupo Carrefour Brasil está empenhado não só em oferecer produtos de maior qualidade, mas também em assegurar que os animais dos quais os produtos são provenientes sejam bem tratados. É por isso que nos tornamos o primeiro distribuidor de alimentos no Brasil a assumir o compromisso de comercializar apenas ovos sem gaiolas até 2025 para as nossas próprias marcas. Estamos hoje muito orgulhosos de receber esses 2 prêmios, o Prêmio de Melhor Marketing e o Good Egg Commendation. No mercado brasileiro movido pelo preço, devido às desigualdades sociais, enfrentamos muitos desafios, e é essencial incluir todos os interessados para alcançar uma mudança real. Estes prêmios irão certamente ajudar-nos a reforçar estas mudanças, mostrando que é possível oferecer produtos sustentáveis a um preço justo”, afirma Lucio Vicente, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
“Os prêmios deste ano foram verdadeiramente inspiradores com empresas mostrando liderança e motivação genuínas em um momento em que a indústria global de alimentos foi confrontada com problemas sérios após a pandemia e agora a guerra na Ucrânia. O progresso contínuo para o bem-estar animal é animador, enquanto o trabalho em andamento no futuro do espaço alimentar é encorajador e sinaliza que a indústria de alimentos está pronta para enfrentar um dos maiores desafios do nosso tempo – como construir um alimento humano, sustentável e um sistema resiliente para todos”, afirma Tracey Jones, diretora global de negócios de alimentos da Compassion.
Notas aos editores:
A Compassion in World Farming é a principal instituição de caridade internacional para o bem-estar dos animais de produção, dedicada a melhorar a vida de milhões de animais por meio de advocacia, lobby por mudanças legislativas e envolvimento positivo com a indústria global de alimentos. Nosso programa internacional de negócios de alimentos visa alcançar uma abordagem holística para a produção sustentável de alimentos, impulsionando mudanças transformacionais para animais de produção, reduzindo nossa dependência de alimentos de origem animal e movendo a indústria de alimentos para uma agricultura mais regenerativa e em equilíbrio com a natureza.
Prêmios de Bem-Estar Animal de Produção
O Good Farm Animal Welfare Awards da Compassion reconhece empresas líderes de mercado por seu trabalho inovador no campo do bem-estar dos animais de produção e agricultura sustentável. Saiba mais aqui: https://www.compassioninfoodbusiness.com/awards/
Prêmios de Melhor Marketing e Inovação para Varejistas
A cada dois anos, o Best Retailer Marketing and Innovation Awards reconhece supermercados com visão de futuro que fornecem os melhores exemplos de trabalho para melhorar o bem-estar dos animais de produção e promover escolhas alimentares sustentáveis .
Prêmio Alimentação e Agricultura Sustentável
O Sustainable Food and Farming Awards da Compassion reconhece empresas que estão tomando medidas para produzir carne, laticínios e ovos com maior bem-estar de forma a proteger, melhorar e restaurar a vida selvagem e o meio ambiente. Os projetos devem demonstrar práticas agrícolas regenerativas que tenham impactos positivos em dois ou mais dos seguintes: polinizadores, vida selvagem, habitats de vida selvagem, solo, conservação, florestas, mudanças climáticas, qualidade da água, conservação da água, redução do uso de fertilizantes artificiais e pesticidas químicos, redução dependência de rações animais importadas, reduzindo o uso de cereais e soja comestíveis humanos, adaptando a agricultura às condições agroclimáticas locais. Existem duas categorias para este prêmio – o pequeno produtor ou agricultor e o prêmio corporativo/grande empresa de alimentos.
Prêmio Planet Friendly
O Planet Friendly Award da Compassion celebra empresas que se comprometem com metas significativas de redução de produtos de origem animal (carnes, laticínios, ovos) em seu fornecimento, dentro de cinco anos. Essas metas são estabelecidas em três níveis e os prêmios podem ser concedidos para marcas significativas nos níveis global, regional e nacional: Ouro – redução de 25%; Prata – redução de 15%; Bronze – 10% de redução.
LISTA COMPLETA DOS VENCEDORES DA GFAWA 2022
Prêmios para varejistas
Prêmios Alimentos e Agricultura Sustentável
Prêmio Planet Friendly
Prêmios especiais de reconhecimento
Prêmios de Inovação Coelho
Prêmio Cage-Free
Prêmio Good Chicken
Prêmio Good Turkey
Prêmio Good Egg
Vencedores do Good Pig Production Award: