De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a adoção da bicicleta aumentou 14% nos dois primeiros meses de 2023. Para comemorar o Dia Nacional do Ciclista e ajudar a crescente parcela da população brasileira a manter seus meios de transporte em bom estado de conservação, garantir um desempenho seguro e prolongar a vida útil dos componentes, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, sugere quatro ações para melhorar a performance das “bikes”.
“A Motul observou um crescente interesse dos brasileiros pelo ciclismo e lançou no mercado produtos especializados. Isso demonstra a versatilidade da marca, que além de cuidar de veículos, agora também faz parte do dia a dia dos entusiastas das bicicletas”, afirma Caio Freitas, engenheiro de aplicações da empresa. “A linha Bike Care foi desenvolvida especialmente para atender aos ciclistas que buscam cuidar de suas bicicletas, sem agredir o meio ambiente ou o aplicador do produto”, afirma Freitas.
Cuidados específicos para bicicletas elétricas
Bicicletas elétricas requerem cuidados especiais devido ao conjunto de baterias e chicotes. Evite o uso de água para a limpeza, pois pode causar danos irreversíveis. O Motul Dry Clean é ideal para essas bicicletas, pois limpa sem o uso de água e deposita uma camada protetora que evita o acúmulo de sujeira e poeira.
A linha Bike Care da Motul é composta por oito produtos divididos em quatro categorias: Limpeza, Desengraxe, Lubrificação e Prevenção. Esses produtos são essenciais para uma manutenção eficaz da bicicleta, seja ela convencional ou elétrica. Para limpeza do quadro, o Motul Dry Clean é ideal. Para desengraxar os conjuntos de freio e corrente, use o Motul Chain Clean e Motul Brake Clean. A lubrificação adequada pode ser feita com o Motul Chain Lube Dry ou Wet, conforme as condições. E, para prevenção de furos em pneus sem câmara, utilize o Motul Tubeless Tire Sealant.