Muitos são os profissionais disponíveis no mercado, mas hoje cada vez mais os funcionários buscam mais do que somente um bom salário. Então, como buscar e reter bons profissionais na empresa?
De acordo com Karla Küster, gestora empresarial, primeiro que é muito importante que a empresa saiba qual vaga está aberta e quais as características da pessoa que irá contratar. “Muitas vezes me deparo com situações em que existe a necessidade de mão de obra, mas não se sabe exatamente por que precisa. Parece estranho isso não? Mas isso é muito comum”, explica ela. “A empresa está crescendo, as atividades começam a sobrecarregar alguns funcionários e a equipe começa a reclamar. O gestor rapidamente sinaliza que precisa de mais gente, no entanto esquece de parar para entender o que está sobrecarregando sua equipe.”
Segundo, conforme a gestora, descreva o tipo de funcionário que você procura. “Essa pessoa vai compor sua equipe, ela precisa ter competências comportamentais, técnicas e organizacionais que agreguem seu time de funcionários. Deixe clara a função que o funcionário irá desempenhar. Se por exemplo ele for contratado para o financeiro, ele deverá processar e efetuar a programação dos pagamentos diários nos bancos, realizar conciliação bancária, ou seja, atividades afins à sua função”, relata Küster.
Confira outras orientações da especialista:
A escolha de uma pessoa para sua equipe é muito importante, revela Edison Küster, fundador da empresa KTS, especializada em gestão empresarial. “Tenha muito cuidado com o processo seletivo, esses processos tomam o tempo da empresa e do candidato. Seja assertivo. Conte com empresas especializadas na atividade e a ajude a encontrar a pessoa certa passando informações corretas sobre a oportunidade em aberto”, finaliza Edison.
Preste atenção nos itens listados acima, esses pontos apontados pela especialista podem te ajudar a manter um bom quadro funcional e colaborar para que sua empresa se torne autogerenciável.