Para o Instituto AutismoS, a informação é a maneira mais eficiente de difundir conhecimentos e promover a inclusão da pessoa autista. E é com este objetivo que a entidade realiza, juntamente com a Uniasselvi e a Onda-Autismo, o 2º Simpósio Internacional AutismoS Presente – Transtorno do Espectro Autista. O evento será virtual, no Canal do YouTube da Uniasselvi, e ocorrerá no dia 3 de novembro, a partir das 15h. Todas as pessoas que buscam por um espaço de trocas de experiências e de vivências sobre a inclusão educacional, cultural e socioeconômica da pessoa autista, poderão participar.
Entre os temas abordados, a programação conta com debates sobre TEA e Teoria da Mente, os caminhos educacionais inclusivos, o mercado de trabalho e os benefícios da contratação de pessoas autistas. Além das palestras, o evento também trará uma rodada de perguntas e respostas e o debate de experiências exitosas dentro da temática.
A primeira edição do simpósio, que ocorreu em 2020, contou com a participação de mais de 14 mil pessoas. Os participantes receberão certificado de participação e a transmissão será aberta através do canal do Youtube da Unisselvi.
Sobre os palestrantes
Fátima de Kwant: jornalista, escritora e criadora do Projeto Internacional Autimates, na Holanda, que visa a conscientização sobre o autismo. Também trabalha como coach de pais de crianças autistas e de adultos com Síndrome de Asperger/Autismo de Alto Funcionamento.
Nora Cavaco: pós-doutora em intervenção precoce no autismo e fundadora do The Nora Cavaco Institute – Internacional Center of Neuropsychology & Autism, em Portugal. Além de ser autora de nove livros na área do autismo e educação para autistas.
Fábio Cordeiro: presidente da ONDA-Autismo e membro do conselho de autistas, ativista, administrador da página @aspiesincero no Instagram, servidor público federal, palestrante e escritor.
Sobre o Instituto AutismoS
O AutismoS é um instituto composto por um grupo de voluntários independentes que busca realizar e promover projetos relacionados à formação continuada gratuita aos profissionais da educação, à sensibilização e à conscientização sobre o TEA de forma diferenciada e dinâmica. O projeto surgiu em 2018 em Santa Catarina e realiza seminários, palestras, cursos de educação continuada, entre outras ações. Milhares de pessoas já participaram das propostas em todo o país.