A Campanha do Agasalho, promovida pelo Fundo Social de São Paulo, entra em seu último mês de arrecadação de cobertores e itens de inverno para distribuição às pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos municípios paulistas e entidades sociais.
Em 22 de setembro, a campanha encerra seu ciclo anual de coleta de doações e reforça a solicitação por itens de inverno em bom estado ou novos, como roupas, cachecóis, meias e toucas, entre outros. Peças muito velhas, rasgadas e sujas são inviáveis para a campanha.
Até agora já foram arrecadados 1,4 milhão de peças e 111 mil cobertores. O Fundo Social também adquiriu 133 mil cobertores novos, que estão sendo distribuídos em todos os 645 municípios paulistas e direcionados também a entidades na capital. Vale destacar que parte dos produtos arrecadados também fica no depósito do Fundo Social, que utiliza o material, sempre que necessário, em ações de ajuda humanitária, incluindo resposta a desastres naturais e outras situações emergenciais.
As pessoas interessadas ainda podem participar levando as doações para mais de 400 pontos de arrecadação como estações do Metrô, CPTM e EMTU, além de unidades do Poupatempo e fundos municipais.
Como fazer doações
Os locais pontos espalhados pelo Estado estão disponíveis no site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br
Outra opção para colaborar é com doações em dinheiro na conta oficial da Campanha do Agasalho no Banco do Brasil.
Os dados são:
Conta corrente nº 19.771-8,
Agência nº 1897-X,
CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98.
Pix: doacoesfussp@sp.gov.br
Confecção de Agasalhos
Este ano a ação recebeu 5 toneladas de tecidos da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecções, a Abit, que serão utilizadas na produção de agasalhos durante as aulas práticas pelas alunas do curso de Costureiro, da Escola de Moda do Fundo Social de São Paulo. Já foram confeccionadas 450 peças entre agasalhos, gorros, roupas pets e lençóis de cama.
Apoio de empresas
A Campanha do Agasalho 2023 conta ainda com o apoio de empresas como a Klabin, que doou 12 mil caixas de papelão ondulado para arrecadação de roupas e cobertores e a Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo do Estado –, responsável pelo desenvolvimento do site oficial da ação.