Idealizada e produzida pelo Dr. Silvio Bromberg, especialista em Mastologia, a série de vídeos ilustrados“Jornada Ilustrada da Paciente com Câncer de Mama” visa decodificar e compilar as diversas informações já existentes sobre este tema sensível. Além de deixar acessíveis para todos que tenham interesse em entender cada tipo de exame diagnóstico, cirurgias e medicações envolvidas no tratamento do câncer de mama, por meio de uma abordagem visual simplificada: https://silviobromberg.com.br/jornada-cancer-de-mama/.
A série completa está disponível nas redes sociais (Instagram, Facebook TikTok, WhatsApp) e na página do YouTube do profissional, em outubro, quando é comemorado o mês de conscientização sobre câncer de mama. O formato utiliza linguagem e visual simples, por meio de desenhos animados que visam tornar a informação totalmente acessível para mulheres de qualquer faixa etária e condição sociocultural.
O Dr. Silvio Bromberg, responsável pela criação, narração e desenvolvimento do conteúdo, possui aperfeiçoamento no exterior, doutorado, pós-doutorado e é cirurgião e professor na área de Mastologia; também é co-coordenador do programa de pós-graduação em Oncologia Mamária e ainda contribui para a área por meio de desenvolvimento de técnica cirúrgica minimamente invasiva (livro médico a ser publicado em outubro desde ano) e pesquisas inovadoras como o primeiro estudo brasileiro usando a crioablação para o tratamento do câncer de mama.
Sua experiência e o feedback positivo recebido por seu livro “Abrindo o jogo: uma conversa direta sobre câncer de mama”, lançado em 2020, o motivaram para o desenvolvimento deste projeto. A percepção de que muitos pacientes têm dificuldades em entender informações médicas complexas, também foram fundamentais para motivá-lo a criar esta série de vídeos simples. Entre os conteúdos, estão explicações claras sobre anatomia, tipos de nódulos, métodos de diagnóstico, tratamento do câncer de mama entre outras.
“O diferencial dos 35 vídeos está na abordagem visual e objetiva, que se distanciam dos formatos tradicionais de conteúdo escrito ou vídeos extensos disponíveis online. A série é projetada para ser intuitiva e direta, uma vez que permite que os pacientes absorvam e compreendam rapidamente informações básicas, muitas vezes em menos de um minuto e meio”, explica o Dr. Silvio.
O programa recebeu apoio das ONGs Protea, Instituto Vencer o Câncer, Oncoguia e Femama e também quatro indústrias farmacêuticas – Roche, Pfizer, Lilly e AstraZeneca – que contribuíram para cobrir os custos de produção, porém, sem interferência no conteúdo produzido. A intenção deste projeto educacional é que os vídeos respondam às frequentes dúvidas que a maioria das pacientes tem durante a jornada do diagnóstico e tratamento do câncer de mama e, além disso, alcancem um público diversificado.
“O objetivo principal da série é empoderar os pacientes, transformando-os de espectadores passivos em participantes ativos no seu tratamento. Ao fornecer informações claras e visuais, buscamos ajudar os pacientes a entender melhor os procedimentos e diagnósticos, além de permitir uma comunicação mais efetiva com seus médicos”, completa o especialista.
Dr. Silvio Bromberg também é o criador e apresentador do podcast semanal Breast Breaking News, dedicado à educação médica e à atualização contínua de profissionais que atuam no tratamento do câncer de mama. O objetivo de cada episódio é apresentar e discutir dois artigos recém-publicados na literatura médica, oferecendo insights valiosos sobre as últimas pesquisas na área.