• Entre em contato:
  • 55 11 98730-4231
  • 55 11 98199-1977
  • comercial@objetivacomunicamidia.com.br
  • Home
  • Animais & Veterinários
  • Carreira & Educação
  • Culinária & Gastronomia
  • Cultura & Entretenimento
  • Economia & Negócios
  • Hotel & Turismo
  • Imóveis & Decoração
  • Ofertas, Cupons & Presentes
  • Olá! Informa
  • Produtos & Serviços
  • Saúde & Beleza
  • Tecnologia & Games
  • Contato

Carnaval 2025

  • Home
  • noticias educação
  • Carnaval 2025
Beer Island Tap House
9 de fevereiro de 2025
Combinação perfeita
9 de fevereiro de 2025

Carnaval 2025

Orixás, atabaques, ancestralidade e outros ingredientes da cultura africana serão amplamente celebrados pelas escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo no Carnaval 2025. Ao menos três agremiações de São Paulo e cinco do Rio cantarão na avenida temas ligados à África ou a religiões de matriz africana. Isso sem contar as que abordam temáticas que não são exatamente sobre o continente africano, mas que o tocam de alguma forma.

Para o assessor de História do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios da Rede Positivo, André “Bode” Marcos, a profusão de sambas-enredo que falam sobre a africanidade é uma característica do carnaval brasileiro desde os primórdios. “Esses temas estão sempre presentes nas escolas de samba, pelo próprio samba ter raízes na cultura dos negros africanos que foram trazidos à força para o Brasil. É relevante que as agremiações estejam sempre falando sobre essas raízes e reverenciando o passado que permitiu que o Carnaval se tornasse o que ele é hoje em nosso país”, ressalta.

No Carnaval paulistano, Barroca Zona Sul, Mocidade Alegre e Gaviões da Fiel têm como enredo, respectivamente, “Os nove oruns de Iansã”, “Quem não pode com mandinga não carrega patuá” e “Irin Ajó Emi Ojisé”. André lembra que, embora o Rio de Janeiro seja mais lembrado como terra do samba, São Paulo também tem forte histórico sambista, com origem em meio aos escravizados. “Precisamos nos lembrar de que muitos dos africanos escravizados no Brasil vieram para as fazendas de café e outras culturas agrícolas no interior de estados como São Paulo. Essa é uma cultura muito forte no estado, assim como é no Rio de Janeiro e em outras partes do país”, destaca.

Já em terras cariocas, a Unidos de Padre Miguel canta o samba “Egbé Iya Nassô”, a Imperatriz Leopoldinense, “ÓMI TÚTU AO OLÚFON — Água fresca para o senhor de Ifón”, a Viradouro — atual campeã —, “Malunguinho: o Mensageiro de Três Mundo”, a Mangueira, “À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões”, e a Unidos da Tijuca, “Logun-Edé: Santo Menino que Velho Respeita”. Paraíso do Tuiuti e Beija-Flor são duas das escolas que, embora não estejam falando diretamente sobre cultura africana, trarão muitos elementos desse caldeirão em seus sambas-enredo.

Tema abordado no Enem

A temática também foi abordada na redação do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, a prova  promoveu a reflexão sobre a importância de reconhecer e valorizar a contribuição africana na formação da identidade cultural do Brasil, segundo a professora de Redação do Colégio Positivo, Candice Almeida.

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn

Siga o Guia Olá!SP






RECEBA NOSSAS
NOVIDADES


    Entre em Contato

    Empresa registrada com CNPJ e Inscrição Municipal.

    Atendimento

    segunda a sexta-feira: 10h às 20h
    sábado: 10h às 14h

    Localização

    São Paulo/SP

    Contatos

    55 11 98730-4231

    55 11 98199-1977

    comercial@objetivacomunicamidia.com.br

    © 2019 Guia Olá!SP. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Publique-se Digital