Com a chegada das festas de fim de ano, muitos tutores querem incluir seus pets nas comemorações. No entanto, é preciso ter cuidado ao compartilhar alimentos típicos da ceia, já que alguns deles podem ser perigosos e até fatais para os animais. O médico-veterinário Jean Schoingele, do Grupo Hospitalar Pet Support, destaca o que pode e o que não pode ser oferecido aos bichinhos.
Alimentos permitidos:
Maçã
Kiwi
Figo
Vegetais cozidos (sem tempero)
Frango e peru (sem tempero e de preferência a parte do peito, que possui menos gordura)
“Esses alimentos, quando oferecidos de forma moderada, podem ser uma opção segura e saudável para agradar os pets durante as festas”, explica Jean.
Alimentos proibidos:
Panetone
Uvas e uvas-passas
Amêndoas e nozes
Castanhas
Rabanada
Doces em geral
“Muitos desses itens contêm substâncias tóxicas, como chocolate e xilitol, que podem causar intoxicação severa, além de serem de difícil digestão para os animais”, alerta o veterinário.
Jean reforça ainda a importância de evitar excessos, mesmo com os alimentos permitidos, para prevenir problemas como indigestão, vômitos ou diarreia. “O ideal é oferecer pequenas porções e sempre observar o comportamento do pet após a alimentação”, orienta.
Para garantir um Natal seguro e especial também para os animais, é essencial redobrar a atenção ao que é servido durante a ceia. Em caso de ingestão de alimentos proibidos ou qualquer sinal de mal-estar, buscar atendimento veterinário imediato é fundamental.
“Com escolhas conscientes, é possível incluir os pets nas comemorações, garantindo momentos de alegria e cuidado para todos”, conclui Jean.