A harmonização entre a bebida e a comida é uma técnica gastronômica para equilibrar os sabores, não deixando que um ou outro se sobressaia. O grande diferencial é a experiência da pessoa conseguir degustar, saborear cada item ali que compõe uma refeição. Uma das culinárias que mais gera dúvidas sobre essa combinação é a japonesa, principalmente quando se fala de sushi. Afinal, o que combina mais?
O Chef Mario Tucillo, do restaurante Black Sushi, que fica na Vila Clementino, na capital paulista, separou três dicas de bebidas alcoólicas que combinam com um dos alimentos mais saudáveis e leves do cardápio japonês. Acompanhe as dicas de bebidas que não tiram o protagonismo dos peixes e frutos do mar.
1 – Cerveja: combina ou não?
Combina. Os amantes da bebida podem degustar as variedades dos alimentos frescos com um bom copo de cerveja. Segundo o chef, a dica é optar por uma cerveja que não tenha notas fortes, o que acaba competindo na hora de saborear o peixe e frutos do mar. A bebida gaseificada ajuda a limpar o paladar também
2 – Vinho tinto ou branco?
A dica do chef é vinho branco. “Muitas pessoas acreditam que o vinho tinto combina, mas na verdade o branco, dependendo também o vinho rosé, possui sabor mais delicado”. Segundo ele, vinhos com uma acidez mais acentuada ajudam a saborear a comida japonesa.
3 – Drinques
Os drinks de um modo geral combinam, mas depende de algumas características do que será servido na mesa. “Um salmão grelhado, por exemplo, combina com bebidas cítricas como caipirinhas. Por outro lado, ostras e camarões funcionam bem com drinques mais secos”, explica Mário.
E para fechar as dicas, uma pedida que nunca falha é o saquê, bebida tradicional japonesa. O chef lembra que a bebida fermentada faz parte da lista dos que melhor harmoniza com o prato. Essas bebidas ajudam a limpar o paladar e a gordura do peixe do sistema digestivo.