O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está lançando a edição 2021 do BNDES Garagem – Negócios de Impacto, um programa de aceleração para startups de impacto. A iniciativa será conduzida pelo Consórcio AWL (composto por Artemisia, Wayra e Liga Ventures). Com o objetivo de selecionar e acelerar, neste ciclo, 45 negócios de diversos setores – com prioridade às soluções voltadas à Educação, Saúde, Sustentabilidade, Govtech e às Cidades Sustentáveis –, a ação espera estimular o campo do empreendedorismo de impacto, atuando no desenvolvimento de empresas para que elas alcancem resultados financeiros consistentes e impacto socioambiental positivo. As inscrições estarão abertas para empreendedores de todo o Brasil até 5 de agosto de 2021 e podem ser feitas pelo site garagem.bndes.gov.br
O programa será gratuito e irá selecionar empreendedores com negócios em dois estágios: Criação, para quem está começando a empreender com impacto e precisa de apoio nos primeiros passos, e Tração, para quem já tem um negócio de impacto e quer apoio para crescer e ganhar escala. Os selecionados serão potencializados por meio de metodologias de aceleração aplicadas pela Artemisia, Wayra e Liga Ventures – referências no ecossistema de empreendedorismo – e receberão apoio individual de especialistas; acesso a mentores para aconselhamento e resolução de desafios; conteúdos sobre inovação, empreendedorismo e impacto; serviços gratuitos e subsidiados;além de conexão com potenciais investidores e parceiros de empresas públicas e privadas.
De acordo com Bruno Laskowsky, diretor de Participações, Mercado de Capitais, Reestruturações e Crédito Indireto do BNDES, a segunda edição do BNDES Garagem vem para mostrar que o banco deseja, cada vez mais, gerar impacto na última milha, fomentar a cultura do empreendedorismo e contribuir para termos um planeta mais sustentável. “É por isso que, na edição 2021, vamos apoiar empreendedores que tragam soluções para os desafios sociais e ambientais do nosso país. Queremos transformar positivamente a vida dos brasileiros e o empreendedorismo com impacto é um ótimo caminho para atingirmos essa transformação de forma sustentável no tempo”, afirma Laskowsky.
Para Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, as organizações que compõem o consórcio acreditam na força do empreendedorismo para transformar o Brasil em uma potência de inovação e impacto socioambiental positivo. “Compartilhamos o objetivo de apoiar – em parceria com o BNDES – um conjunto relevante de soluções para os mais graves problemas globais associados à desigualdade social e a questões ambientais tais como a mudança climática. Podemos antecipar que os selecionados terão acesso às mais inovadoras metodologias de aceleração e gestão de impacto socioambiental”, afirma Maure, acrescentando que a parceria está apoiada em princípios como confiança; valorização da diversidade; transparência e integridade; busca por parcerias positivas; excelência para levar o país à fronteira da inovação com impacto social e ambiental; e gerar valor para os empreendedores e seus negócios.
Rogerio Tamassia, cofundador da Liga Ventures, salienta que a organização tem atuado fortemente no desenvolvimento do ecossistema empreendedor brasileiro ao longo dos anos e fazer parte da segunda edição do programa BNDES Garagem – desta vez, com foco em negócios de impacto – é motivo de muito orgulho. “Vimos o potencial de transformação do primeiro ciclo e, com os aprendizados gerados a partir dessa primeira fase, temos certeza de que esta edição será ainda mais significativa para o fomento do empreendedorismo no país. Além da parceira da primeira edição, a Wayra, temos agora também a Artemisia ao nosso lado. Ambas as organizações com expertises em campos fundamentais para a composição de um time de sucesso”, afirma Tamassia.
Para Livia Brando, Country Manager da Wayra no Brasil, a união entre as organizações do consórcio traz complementariedades capazes de alavancar o potencial de transformação do ecossistema empreendedor. “Nosso objetivo sempre foi impulsionar a geração de negócios e a escalabilidade das startups. Agora, com o programa BNDES Garagem – Negócios de Impacto, conseguiremos criar ações conjuntas que agregam um olhar focado também aos negócios de impacto. Queremos apoiar o desenvolvimento dos ecossistemas das cinco regiões do país, selecionando empreendedores e empreendedoras cujas soluções possam gerar mudanças efetivas para a sociedade como um todo”, ressalta Livia.
Critérios de seleção do BNDES Garagem – Negócios de Impacto
O programa BNDES Garagem – Negócios de Impacto vai apoiar empreendedores com negócios em dois estágios da jornada empreendedora: Criação (para os que estão começando a empreender e precisam de suporte para dar os primeiros passos) e Tração (para os que já têm negócios criados e demandam apoio para crescer ou escalar). Em Criação, o empreendedor receberá suporte para desenvolver o Produto Mínimo Viável (MVP, sigla do inglês Minimum Viable Product), validar a solução no mercado, lançar a startup e conquistar os primeiros clientes. A metodologia aplicada é composta por uma trilha de conteúdos, mentorias e workshops para apoiar o empreendedor a desenvolver o negócio de impacto; a duração da aceleração será de três meses. A startup que se destacar receberá uma premiação no valor de R$ 20 mil.
Em Tração, o empreendedor receberá suporte personalizado para acelerar o crescimento da própria startup, refinar o impacto da solução, além de ter acesso à rede de empresas parceiras – públicas e privadas – e de investidores. A metodologia é composta por trilhas de conteúdo alinhadas ao momento e à necessidade de cada negócio em um processo de aceleração flexível e personalizado, que conta também com conexões com mentores, empresas parceiras e investidores. Na prática, uma metodologia aplicada ao longo de quatro meses, pensada para empreendedores que desejam acelerar o desenvolvimento do negócio de impacto social ou ambiental para chegar rapidamente a outro patamar. Nesse estágio, a startup que se destacar receberá uma premiação no valor de R$ 30 mil.
Para ambos os estágios, estão credenciados a participar empreendedores de todo o país, que tenham intenção genuína de gerar impacto positivo; que sejam engajados com o negócio; e estejam abertos a repensar pontos fundamentais da solução dentro do programa.
Sobre o BNDES Garagem
O BNDES Garagem é uma iniciativa do BNDES que tem a missão de desenvolver e fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a startups. A primeira edição do programa, realizada entre 2018 e 2019, contou com mais de 5 mil startups inscritas e 79 participantes. A taxa geral de recomendação do programa por parte das startups foi de 95%, indicando alto grau de satisfação dos empreendedores. Essa edição contou, também, com ampla participação dos funcionários do BNDES como mentores das startups, contribuindo para a renovação da cultura corporativa e adoção de práticas mais inovadoras e ágeis. Por conta da grande procura por parte dos empreendedores, foi criada a Rede BNDES Garagem; não restrita aos participantes do programa, ela procura disseminar a cultura da inovação e do impacto por meio de iniciativas como divulgação de conteúdo educativo e promoção de eventos.
A edição 2021 tem como foco impulsionar negócios de impacto que queiram contribuir para a resolução de desafios sociais ou ambientais. Nas categorias Criação e Tração, a proposta é reunir e apoiar negócios inovadores – que tenham potencial de impacto positivo – em linha com o propósito do BNDES de transformar a vida de gerações de brasileiros, promovendo o desenvolvimento sustentável. Saiba mais no site: garagem.bndes.gov.br.
BNDES | Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia. www.bndes.gov.br
ARTEMISIA | A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população em situação de vulnerabilidade econômica, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. A missão da organização é identificar e potencializar empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já apoiou mais de 530 iniciativas de todo o Brasil em seus diferentes programas, tendo acelerado intensamente mais de 180 negócios de impacto social. Fundada em 2005, a organização possui atuação nacional e escritório em São Paulo. www.artemisia.org.br
LIGA VENTURES | É uma plataforma de inovação aberta, que conecta empresas e startups a fim de potencializar interações e gerar novos negócios. Criada em 2015, é pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate venture. Ao longo dos anos, auxiliou na implementação de estratégia de inovação aberta nos principais players de diversos setores do mercado brasileiro, tais como Porto Seguro, Banco do Brasil e Unilever. Em seu portfólio, soma mais de 250 startups aceleradas e mais de 450 projetos realizados entre essas e grandes corporações. Também conta com o Liga Insights, iniciativa de pesquisa e inteligência de mercado, cujo objetivo é mapear tendências e startups que estão inovando nos mais variados setores. Já são mais de 35 estudos, em temas como Saúde, AutoTech, Varejo, RH, EdTechs, entre outros. https://liga.ventures/
WAYRA | A Wayra, hub de inovação aberta da Vivo no Brasil e da Telefônica no mundo, investe, escala e conecta startups com corporações e parceiros de tecnologias e investimentos. O objetivo é gerar oportunidades de negócios e inovação em conjunto. Criada em 2011, a Wayra opera em 10 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Alemanha, México, Peru, Espanha, Reino Unido e Venezuela) e já investiu mais de R$300 milhões em 800 startupsno mundo todo Atualmente, 500 startups fazem parte do portfólio global de inovação aberta. Presente no país desde 2012, a Wayra Brasil já investiu em 81 startups e possui 32 em portfólio atualmente, sendo que aproximadamente 50% delas geram negócios com a Vivo. Dentre as áreas prioritárias estão educação (edtechs), saúde (healthtechs), serviços financeiros (fintechs), internet das coisas (IoT), 5G, inteligência artificial (IA), big data, entre outras. https://br-pt.wayra.com